Estilo de Vida

Hubble da NASA registra impressionante aglomerado de estrelas distante no espaço

Aglomerado de estrelas
ESA/Hubble & NASA, J. Kalirai, A. Milone

ANÚNCIO

Uma imagem obtida com o Telescópio Espacial Hubble da Agência Espacial Americana (NASA/ESA) mostra o impressionante aglomerado de estrelas aberto NGC 330. 

ANÚNCIO

Como revelado pela NASA, por meio de comunicado, o que fica a cerca de 180.000 anos-luz de distância dentro da Pequena Nuvem de Magalhães. 

O aglomerado – que está na constelação de Tucana (o tucano) – contém uma infinidade de estrelas, muitas das quais estão espalhadas por esta imagem impressionante.

Como os aglomerados de estrelas se formam a partir de uma única nuvem primordial de gás e poeira, todas as estrelas que eles contêm têm aproximadamente a mesma idade. 

Isso os torna laboratórios naturais úteis para os astrônomos aprenderem como as estrelas se formam e evoluem. 

Como revelado pela NASA, esta imagem usa observações da Wide Field Camera 3 do Hubble e incorpora dados de duas investigações astronômicas muito diferentes. 

Telescópio Espacial Hubble da NASA – Aglomerado de estrelas

O primeiro teve como objetivo entender por que estrelas em aglomerados de estrelas parecem evoluir de forma diferente de estrelas em outros lugares, uma peculiaridade observada pela primeira vez com o Hubble. 

ANÚNCIO

O segundo teve como objetivo determinar o quão grandes as estrelas podem ser antes de se tornarem condenadas a acabar com suas vidas em explosões cataclísmicas de supernova.

  1. CONFIRA MAIS:
  2. Sonda espacial revela mistério por trás de grande fenômeno do planeta Júpiter
  3. Imagens sensíveis: vídeo impressionante registra momento em que 4 pessoas são atingidas por um raio na Índia
  4. O maior de 2021: Agência Espacial emite alerta sobre gigante asteroide ‘2001 FO32’ que passará próximo à Terra
  5. Alerta sobre asteroide gigante que passará próximo à Terra no mês de maio
  6. Agência transforma informações captadas no espaço em áudio e resultado ‘macabro’ é impressionante
  7. Descobertas as primeiras radiografias do planeta distante Urano por meio de observatório da NASA

As imagens do Hubble nos mostram algo novo sobre o universo. Esta imagem, no entanto, também contém pistas sobre o funcionamento interno do próprio Hubble. 

Os padrões entrecruzados ao redor das estrelas nesta imagem, conhecidos como picos de difração, foram criados quando a luz das estrelas interagiu com as quatro finas aletas que sustentam o espelho secundário do Hubble. Confira:

275 milhões de anos-luz de distância

Também divulgada pela NASA, uma colisão cósmica cataclísmica ocupa o centro do palco nesta imagem obtida com o telescópio espacial Hubble. 

O registro mostra o par de galáxias interagindo IC 1623, que fica a cerca de 275 milhões de anos-luz de distância na constelação de Cetus (a Baleia). 

As duas galáxias estão nos estágios finais de fusão, e os astrônomos esperam um poderoso influxo de gás para acender uma explosão frenética de formação de estrelas na galáxia compacta resultante. 

Este par de galáxias interagindo é uma visão familiar; O Hubble capturou o IC 1623 em 2008 usando dois filtros em comprimentos de onda ópticos e infravermelhos na Câmera Avançada para Pesquisas. 

  1. VEJA AINDA:
  2. Agência Espacial enviará robô móvel ao polo sul da Lua para identificar concentração de gelo
  3. Telescópio Hubble capta ‘imagem macabra’ no espaço
  4. Com super tecnologia, microfone especial da Agência Espacial detecta turbulência a centenas de quilômetros de distância
  5. NASA começa a montagem final de nave espacial que vai monitorar asteroide Psyche

Como revelado pela NASA, esta imagem incorpora dados da Wide Field Camera 3 e combina observações feitas em oito filtros abrangendo comprimentos de onda infravermelho a ultravioleta para revelar os detalhes mais finos de IC 1623. 

Observações futuras do par de galáxias com o Telescópio Espacial James Webb da NASA / ESA / CSA mais luz sobre os processos que alimentam a formação extrema de estrelas em ambientes como o IC 1623. Confira:

Texto com informações da NASA

LEIA TAMBÉM:

ANÚNCIO

Recomendado:

Tags


Últimas Notícias