logo
/ NASA/Smithsonian Institution/Lockheed Corporation / NASA/Smithsonian Institution/Lockheed Corporation
Estilo de Vida 01/07/2021

Telescópio da NASA sofre pane no espaço e especialistas iniciam operação para restaurar computador de carga útil

Problema acabou suspendendo as observações científicas.

Por : Metro World News

A NASA está tomando medidas adicionais para investigar o problema do computador de carga útil do Telescópio Espacial Hubble, que começou em 13 de junho, suspendendo as observações científicas. 

Paralelamente à investigação, a NASA está preparando e testando procedimentos para ativar o hardware de backup a bordo da espaçonave. 

Como revelado, por meio de comunicado, o próprio telescópio e os instrumentos científicos permanecem saudáveis ​​e em uma configuração segura.

A origem do problema do computador está na unidade de Comando e Manuseio de Dados dos Instrumentos Científicos (SI C&DH), onde reside o computador de carga útil. Algumas peças de hardware no SI C&DH podem ser os culpados.

A equipe está atualmente examinando a Unidade de Comando / Formatador de Dados Científicos (CU/SDF), que envia e formata comandos e dados. 

Eles também estão olhando para um regulador de energia dentro da Unidade de Controle de Energia, que é projetado para garantir um fornecimento de tensão constante para o hardware do computador de carga útil. 

Como revelado pela NASA, se um desses sistemas for a causa provável, a equipe deve concluir um procedimento de operações mais complicado para alternar para as unidades de backup. 

Especialistas iniciam operação para restaurar computador de carga útil

Este procedimento seria mais complexo e arriscado do que aqueles que a equipe executou na semana passada, que envolveu a mudança para o hardware de computador de carga útil de backup e módulos de memória. 

Para mudar para o CU / SDF de backup ou regulador de potência, várias outras caixas de hardware na nave espacial também devem ser trocadas devido à maneira como estão conectadas à unidade SI C&DH.

Durante a próxima semana ou assim, a equipe irá revisar e atualizar todos os procedimentos de operações, comandos e outros itens relacionados necessários para realizar a mudança para o hardware de backup. 

Como revelado pela NASA, eles então testarão sua execução em um simulador de alta fidelidade.

A equipe realizou uma mudança semelhante em 2008, o que permitiu ao Hubble continuar as operações científicas normais após a falha de um módulo CU / SDF. 

Uma missão de serviço em 2009 substituiu toda a unidade SI C&DH, incluindo o módulo CU / SDF defeituoso, pela unidade SI C&DH atualmente em uso.

Desde essa missão de serviço, o Hubble fez mais de 600.000 observações adicionais, ultrapassando 1,5 milhão durante sua vida. 

Como detalhado pela agência especial, essas observações continuam a mudar nossa compreensão do universo.

Telescópio Espacial Hubble da NASA

Ainda de acordo com as informações, lançado em 1990, o Hubble observa o universo há mais de 31 anos. 

Contribuiu para algumas das descobertas mais significativas do nosso cosmos, incluindo a expansão acelerada do universo, a evolução das galáxias ao longo do tempo e os primeiros estudos atmosféricos de planetas além do nosso sistema solar. Confira: 

Telescópio da NASA sofre pane no espaço e especialistas iniciam operação para restaurar computador de carga útil
NASA/Smithsonian Institution/Lockheed Corporation

Texto com informações da NASA

LEIA TAMBÉM: