Social

Mulher mais alta do mundo mede mais de 2,10 metros

Rumeysa Gelgi tem 24 anos de idade e foi reconhecida como a mulher mais alta do mundo pelo Guinness Book

Rumeysa Gelgi é a mulher mais alta do mundo
Rumeysa Gelgi é a mulher mais alta do mundo Imagem: Guinness World of Records

A turca Rumeysa Gelgi, de 24 anos, foi reconhecida como sendo a mulher mais alta do mundo após medir mais de 2,10 metros de altura. Ela agora busca inspirar outras pessoas a se ‘aceitarem como são’.

ANÚNCIO

Conforme publicação realizada pelo The Mirror, a jovem turca foi oficialmente reconhecida como a mulher mais alta do mundo pelo Guinness World Records. Sua altura se deve a um sintoma da síndrome de Weaver, que causa o crescimento acelerado.

Casos como o Rumeysa são extremamente raros. Estima-se que a síndrome de Weaver afete somente cerca de 50 pessoas em todo o mundo.

Recomendados

Apesar de poder caminhar normalmente, Rumeysa utiliza uma cadeira de rodas devido a problemas de mobilidade causados por sua condição. Ela nasceu com uma grave escoliose, o que causa uma curvatura em sua coluna.

Turca de 24 anos é a mulher mais alta do mundo

Segundo informações disponibilizadas no site de Rumeysa, a síndrome de Weaver é geralmente causada por uma mutação no gene EZH2 e conta com diversos sintomas como crescimento acelerado, maturação esquelética, orelhas grandes, deficiência neurológica e anormalidades nos membros.

Confira também:

No entanto, este não foi o primeiro recorde de Rumeysa, que em 2014 foi eleita como a adolescente mais alta viva. Desde então, ela utiliza a internet para conscientizar pessoas sobre doenças raras e ajudar os portadores a se aceitar.

“Cada desvantagem pode se transformar em uma vantagem para você, então aceite-se como você é, esteja ciente do seu potencial e dê o seu melhor”, declarou a jovem.

Para Craig Glenday, editor-chefe do Guinness World Records, o retorno de Rumeysa ao livro é bem-vindo. “Seu espírito indomável e orgulho em se destacar na multidão é uma inspiração. A categoria de mulher viva mais alta não é uma das que muda de mãos com frequência, então estou animado em compartilhar essa notícia com o mundo”, declarou.

Assim como Rumeysa, o homem mais alto do mundo também vive na Turquia. Kosen, que é curdo, mede 2,51 metros. Sua altura incomum foi atribuída a um tumor cerebral que afeta a glândula pituitária.

Tags

Últimas Notícias