Estilo de Vida

Animais de estimação podem morrer de tristeza? Veja no texto

Cães e gatos também podem sofrer de depressão, mas será que é possível morrer de ‘coração partido’?

Cão deitado sobre carpete
Animais de estimação podem morrer de tristeza? Veja no texto Imagem: Pexels

Os cães podem ser muito sentimentais e, dependendo das suas características, criação e proximidade com o tutor, só o fato de deixar o animal de estimação sozinho durante o dia para trabalhar pode ser algo muito torturante ao animal. Mas será que é possível um cão morrer de tristeza?

ANÚNCIO

Segundo o site (em inglês), Many Pets, existe uma condição cardíaca em humanos que foram afetados por um estresse severo, como por exemplo a perda de um familiar. Conhecido popularmente como ‘síndrome do coração partido’, de acordo com o portal, o problema causa enfraquecimento do músculo cardíaco, o que pode resultar em uma insuficiência cardíaca e o paciente vir a óbito.

Então se isso ocorre em humanos, é possível que ocorra com animais de estimação?

Recomendados

Um relatório elaborado por uma equipe de abrigo de animais do do Condado do Pacífico Sul, em Washington, Estados Unidos, diz que cães e gatos levados para esses abrigos podem parar de comer e ficar encolhidos em um canto específico, muitas vezes se escondendo ou escondendo a cabeça com as patas.

LEIA TAMBÉM: 4 raças de cães que se parecem com lobos

Contudo, Cory McKeown, autor do relatório, diz que não existe menções sobre a síndrome do coração partido na literatura da medicina veterinária e também não há evidências médicas que mostram que animais sofrem sintomas físicos da síndrome. Alguns animais, inclusive, ficam anos esperando a volta do seu dono, até morrer de velhice, como já foi visto em notícias e filmes.

“Os animais certamente podem apresentar mudanças significativas de comportamento e caráter quando um animal ou pessoa a quem estão ligados morre. Essas mudanças podem desencadear alterações fisiológicas que podem levar à deterioração da saúde desse animal”, diz a médica veterinária Neerja Muncaster.

Por outro lado, ela explica que também existem casos de mudanças positivas no comportamento do animal, como aumento de confiança e interação. “Isso pode ocorrer em algumas casas com vários gatos. Quando o agressor morre, o gato mais tímido geralmente exibe um comportamento alterado”.

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

LEIA MAIS:

Por que os cães correm atrás do próprio rabo?

5 raças de cães que se fingem de comportadas, mas são arteiras

5 atitudes que ‘partem’ o coração de um cachorro

Tags

Últimas Notícias