Estilo de Vida

Por que os cães correm atrás do próprio rabo?

Costume pode estar ligado desde empolgação até problemas de saúde física ou comportamental

Rabo de cachorro

Os cães possuem diversas manias. Algumas podem ser preocupantes, como se coçar diversas vezes. Outras se mostram apenas engraçadas, como o fato de correr atrás do próprio rabo. Mas o que será que isso significa?

De acordo com a a Dra. Katia de Martino, médica veterinária especialista em comportamento animal, é preciso ficar atento a essa atitude, pois mesmo não existindo um problema específico, a mania pode estar ligada a algum problema de saúde.

Segundo o portal Petz, o sinal pode significar desde empolgação para brincar ou realizar outra atividade até mesmo problemas mais sérios de saúde física ou comportamental. Para identificar com mais clareza, é preciso se atentar a outros sinais de alerta.

Recomendados

“A partir do momento em que o cão começa a morder a cauda e a arrancar os pelos, é um problema de compulsão que pode começar a causar danos à saúde desse animal”, explica a doutora. Contudo, se o cão se mostra psicologicamente sadio, mas de vez em quando costuma correr atrás do seu rabo, não é preciso se preocupar.

LEIA TAMBÉM: 5 raças de cães que se fingem de comportadas, mas são arteiras

O que se relaciona com problemas compulsivos é uma rotina inadequada. “Quando os tutores não permitem esses comportamentos próprios da espécie, como farejar, caçar, perseguir, destrinchar, roer e morder, abrem-se as portas para problemas comportamentais — e correr atrás da cauda é um deles”, completa Katia.

Além dessas causas, outros problemas que podem estar associados são: fraturas ou dores na cauda, infecções e infestações por ectoparasitas, como pulgas e carrapatos.

O que fazer?

Para amenizar o problema, não é recomendado inibir o animal quando ele realizar a ação. De acordo com o site, brigar com o cão não é eficiente e pode ser prejudicial para o seu emocional, prejudicando também o vínculo com o tutor.

“Após uma investigação, se comprovado que esse animal não tem nenhum problema físico e for mesmo uma compulsão, é indicado que o tutor se comprometa com uma terapia orientada por um médico-veterinário especialista”, recomenda a especialista.

Como forma de prevenção, é ideal que o seu cão tenha um ambiente saudável e seguro para a sua saúde mental, além de proporcioná-lo passeios diários. Também é importante oferecer brinquedos diversos.

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

LEIA MAIS:

5 atitudes que ‘partem’ o coração de um cachorro

Essas são as 5 raças de cães mais bondosas

As 7 raças de cães mais comportadas

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos