Estilo de Vida

‘Pss pss’: especialista em comportamento felino explica o motivo dos gatos atenderem quando os humanos fazem esse som

Barulho se relaciona com as presas dos felinos, que possuem a audição aguçada

Gato
‘Pss pss’: especialista em comportamento felino explica o motivo dos gatos atenderem quando os humanos fazem esse som Imagem: Pexels

A tarefa de descobrir quem foi o primeiro ser humano que emitiu esse som para chamar um gato é provavelmente impossível, mas é certeza que, ao escutar um ser humano fazendo o popular som de ‘psss psss’ com a boca, um felino vai aparecer a qualquer momento. Mas afinal, os gatos são realmente atraídos por esse som ou é somente impressão? E se eles são atraídos, por que isso ocorre?

ANÚNCIO

Em seu TikTok, a Dra. Juliana Damasceno, bióloga e mestre em psicobiologia, fez um vídeo explicativo sobre o tema. De acordo com a especialista em comportamento animal, a audição dos gatos é seleciona para determinados tipos de tons, como os sons da letra ‘S’ e sons agudos.

@wellfelis

Por que os gatos nos atendem por “pss pss pss”?Vem conferir a resposta da @drajuwellfelis sobre isso 😸Depois conta aqui pra gente se gostou da curiosidade? 👇🏼💙#wellfelis

♬ Never Go Wrong - Nicky Youre & david hugo

“Eles utilizam a sua audição para detectar as suas presas e os sons delas geralmente são agudos e possuem o som de ‘S’, como o bater de asas de um passarinho, um réptil ou pequenos animais nas folhagens”, explica Juliana. Logo, quando emitidos o som com a boca, a intensidade em que os felinos escutam é muito alta, por isso os gatos se sentem atraídos pelo barulho.

Recomendados

LEIA TAMBÉM: Cuidado redobrado: essas são as 5 raças de cães podem ficar doentes com mais frequência

A especialista ainda explica que é importante associar o ‘psss psss psss psss’ a algo positivo para os gatos, como um carinho, assim ao invés do instinto predatório do ataque, ele provavelmente vai se esfregar nas suas pernas, que é algo que normalmente acontece nesse tipo de caso.

Nos comentários na plataforma de vídeos, é possível observar vários relatos diferentes. Uma usuária disse: “minha gata não vêm”, e muitas pessoas concordaram e disseram que seus pets também não atendem. Outra pessoa respondeu “mas ela sabe que e pra ela viu, eles só gostam de esnobar mesmo”. Outra usuária respondeu o vídeo dizendo “meu gato veio quando você chamou pelo celular!”.

⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅

LEIA MAIS:

Veja como dormir de forma segura com o seu cão e evitar doenças

Essas são as 3 raças de cães mais indicadas se você possui algum tipo de alergia

Esses são os cães mais altos do mundo, segundo o Guinness World Records

Tags

Últimas Notícias