Estilo de Vida

Telescópio Hubble da NASA registra gigantesca nebulosa planetária reenergizada

Localizada a cerca de 5.000 anos-luz de distância na constelação de Cygnus (o Cisne), Abell 78 é um tipo incomum de nebulosa planetária.

O telescópio Hubble da Agência Espacial Americana (NASA) registrou, recentemente, uma gigantesca nebulosa planetária reenergizada.

Conforme revelado pela instituição, por meio de comunicado, localizada a cerca de 5.000 anos-luz de distância na constelação de Cygnus (o Cisne), Abell 78 é um tipo incomum de nebulosa planetária.

Depois de exaurir o combustível nuclear em seus núcleos, estrelas com massa em torno de 0,8 a oito vezes a massa do nosso Sol colapsam para formar estrelas anãs brancas quentes e densas.

Recomendados

Como revelado pela NASA, à medida que esse processo ocorre, a estrela moribunda se desprende de suas camadas externas de material, formando uma elaborada nuvem de gás e poeira conhecida como nebulosa planetária.

1. CONFIRA MAIS:
  2. Sonda espacial revela mistério por trás de grande fenômeno do planeta Júpiter
  3. Imagens sensíveis: vídeo impressionante registra momento em que 4 pessoas são atingidas por um raio na Índia
  4. O maior de 2021: Agência Espacial emite alerta sobre gigante asteroide ‘2001 FO32’ que passará próximo à Terra
  5. Intenso clarão no céu! Moradores registram fenômeno em cidade no interior de Goiás
  6. Suposto OVNI de Magé causa ‘pânico’ nas redes sociais nesta quarta-feira e situação gera memes

Este fenômeno não é incomum, e as nebulosas planetárias são um foco popular para astrofotógrafos por causa de suas formas frequentemente bonitas e complexas.

No entanto, conforme descrito no comunicado, algumas como Abell 78 são o resultado de uma estrela chamada de “renascida”.

Ainda de acordo com as informações, embora o núcleo da estrela tenha parado de queimar hidrogênio e hélio, uma fuga termonuclear em sua superfície ejeta material em alta velocidade.

O material ejetado choca e varre o material da antiga nebulosa, produzindo os filamentos e a casca irregular ao redor da estrela central vista nesta imagem, que apresenta dados da Wide Field Camera 3 do Hubble e do Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System.

Luz visível e infravermelha

Muito importante para os estudiosos, Hubble é um satélite artificial não tripulado que transporta um grande telescópio para luz visível e infravermelha.

Foi lançado pela agência espacial estadunidense em 24 de abril de 1990, a bordo do ônibus espacial Discovery.

Alerta da NASA sobre asteroide que passará próximo à Terra no dia 25 de março

A NASA (Agência Espacial Americana) também emitiu nesta semana um alerta sobre um novo asteroide que passará próximo à Terra no dia 25 de março.

Denominado oficialmente como ‘2021 EV3′, o objeto espacial pode ter quase 150 metros de diâmetro (tamanho estimado).

1. CONFIRA:
  2. Agência Espacial enviará robô móvel ao polo sul da Lua para identificar concentração de gelo
  3. Telescópio Hubble capta ‘imagem macabra’ no espaço
  4. Com super tecnologia, microfone especial da Agência Espacial detecta turbulência a centenas de quilômetros de distância
  5. Divulgada as melhores imagens da Terra tiradas por astronautas desde o espaço
  6. Nave Osiris da Agência Espacial Americana toca com sucesso gigantesco Bennu; asteroide pode atingir a Terra

Pertencendo ao grupo ‘Apollo’ (em inglês), o corpo celeste de tamanho mediano trafega em altíssima velocidade no espaço. Apesar da longa distância, milhões de quilômetros, ele é considerado “potencialmente perigoso».

Ainda de acordo com as informações da NASA, no mesmo, outro também passará próximo ao nosso planeta: ‘2021 FQ’ pode ter quase 21 metros de diâmetro.

Conforme relatado pelo ‘Center for Near-Earth Object Studies (CNEOS)’, é possível acompanhar o asteroide ‘2021 EV3’ por aqui. Confira projeção da aproximação:

Texto com informações da NASA