Social

Rússia anuncia retirada das tropas da Ucrânia, mas OTAN e EUA afirmam o contrário

Autoridades russas confirmaram a retirada das tropas da fronteira com a Ucrânia após o término dos exercícios militares, mas líderes governamentais dos EUA e OTAN dizem não ter provas concretas da remoção.

Rússia afirma estar retirando as tropas da Ucrânia
Rússia afirma estar retirando as tropas da Ucrânia (Twitter @nycjim)

A Rússia afirma que suas tropas estão sendo retiradas das fronteiras com a Ucrânia após o término dos exercícios militares realizados ao longo do mês de fevereiro. Apesar da afirmação russa, funcionários do alto escalão do Pentágono e da OTAN afirmam não terem visto qualquer sinal de retirada das tropas e afirmam que o alerta deve ser mantido.

ANÚNCIO

Uma declaração realizada pelos Estados Unidos e pela OTAN reforça que sinais de retirada das tropas russas não foram identificados, conforme relata o The New York Times.

O pronunciamento preocupante ocorreu apenas um dia após autoridades russas afirmarem que estavam realizando a retirada parcial das tropas alocadas nas fronteiras com a Ucrânia.

Recomendados

Na declaração, funcionários do alto escalão do Pentágono afirmaram que os EUA não identificaram sinais de retirada ou realocação das tropas russas, inicialmente posicionadas na fronteira com a Ucrânia. O mesmo foi reforçado por Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN, que acrescentou que as evidências também não foram percebidas pela aliança.

Para ambos, a Rússia continua capaz de “realizar uma invasão total da Ucrânia sem qualquer aviso prévio”.

Líderes mundiais seguem monitorando a situação entre Rússia e Ucrânia

Segundo a declaração feita pelas autoridades norte-americanas e pelo secretário-geral da OTAN, a necessidade imediata é de que as tropas russas sejam completamente retiradas de forma “duradoura e real”.

“Estamos monitorando e realmente esperamos que eles retirem as tropas, essa será a melhor contribuição para uma solução diplomática. Acreditamos que temos motivos para um otimismo cauteloso uma vez que eles afirmaram que estão prontos para uma solução diplomática”, reforça Stoltenberg.

Leia também: Apoiadores postam capa falsa e tentam emplacar ideia de que Bolsonaro fez Putin recuar na Ucrânia

Por sua vez, Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, afirmou que a avaliação realizada pela OTAN e pelos EUA é equivocada. Ele afirma que não foi realizada uma “avaliação sóbria” da situação.

Em outra declaração, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou um novo movimento de retirada das tropas, afirmando que um trem com tanques e veículos blindados deixou a Crimeia após o término dos exercícios militares.

Vídeos divulgados pelo Ministério russo mostram um trem carregado de veículos durante o trajeto de retorno para a Rússia, mas pesquisadores afirmam que esta movimentação poderia, na realidade, indicar a redistribuição das tropas para bases próximas a região leste da Ucrânia.

Tags

Últimas Notícias