Social

Corpos mumificados de crianças são encontrados em sítio arqueológico no Peru

Um grupo de arqueólogos foi responsável pela descoberta das múmias que têm entre 1000 e 1200 anos.

Os corpos foram encontrados durante uma escavação arqueológica
Os corpos foram encontrados durante uma escavação arqueológica (Twitter @Cienciaymas_)

Uma equipe de arqueólogos peruanos localizou seis corpos mumificados de bebês, datados do período pré-inca, em um sítio arqueológico no Peru.

ANÚNCIO

Conforme a publicação realizada pelo Meganoticias, os arqueólogos acreditam que as crianças foram enterradas como sendo parte de um sacrifício.

Seus corpos foram localizados junto a uma importante figura social da cidade de lama Cajamarquilla, localizado próximo a Lima.

Pieter Van Dalen, arqueólogo chefe do projeto Cajamarquilla, afirmou que o grupo trabalha com a hipótese de que as crianças teriam sido sacrificadas para acompanhar a múmia principal em seu trajeto no mundo dos mortos.

Além das crianças, o local também abrigava as múmias de outras sete pessoas adultas, mas ao contrário dos bebês, estes corpos não estavam embrulhados.

As descobertas foram realizadas pela equipe em novembro de 2021 e os estudos referentes aos 14 corpos localizados seguem em andamento.

A cidade de lama é um dos principais sítios arqueológicos do país

Segundo Pieter, “as crianças podem ser parentes próximos do morto. Elas foram colocadas dentro de envoltórios funerários que eram constituídos por tecidos e alocadas em torno da múmia principal”.

ANÚNCIO

O arqueólogo ainda afirma que as múmias encontradas datam aproximadamente de 800 a 1000 anos atrás.

A descoberta dos corpos mumificados aconteceu apenas algum tempo depois que a câmara funerária, com quase 1,40 metros de profundidade, foi descoberta pelos arqueólogos. A princípio, o primeiro achado foi a múmia central, que agora é creditada a um importante membro da sociedade.

Confira também:

Possivelmente esta pessoa desempenhava alguma função política na sociedade, podendo até mesmo ser chamado de “Senhor de Cajamarquilla”.

O homem deveria ter entre 18 e 22 anos no momento de sua morte e seu rosto estava coberto por suas mãos, atadas com cordas.

Estima-se que Cajamarquilla, uma cidade construída com lama no período pré-hispânico, pode ter abrigado entrem 10 e 20 mil pessoas. A cidade está localizada a 24 quilômetros de Lima e é um dos maiores sítios arqueológicos do país.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias