Social

Município mexicano se reúne para tentar quebra de recorde mundial

Os moradores de Saltillo se reuniram para colocar o nome da cidade no Livro dos Recordes.

município se reúne para quebrar recorde
Participantes dançam duram festival Foto: Guinness World Records

No dia 18 de julho de 2021, um momento emocionante tomou as ruas do município de Saltillo, no México. Cerca de 653 pessoas se reuniram para quebrar o recorde de maior dança matlachine. O objetivo dos participantes era destacar as tradições e valores culturais da região.

ANÚNCIO

Conforme noticiado pelo Guinness World Records, o Município de Saltillo organizou, planejou e executou a tentativa de quebra do recorde como parte do “Festival Internacional de Cultura de Saltillo 2021”. O evento também foi parte das comemorações dos 444 anos da cidade.

Participantes se reúnem para tentar quebra de recorde mundial – Foto: Guinness World Records

A dança matlachine é uma expressão cultural, folclórica e religiosa. Ela é essencial da identidade de Saltillo. Ao todo mais de 60 grupos matlachine participaram da cerimônia. Eles são formados por homens e mulheres de todas as idades que buscam divulgar e passar essa tradição de geração em geração.

Recomendados

A maior matlachine do mundo teve como objetivo representar a celebração católica originária dos costumes dos povos pré-hispânicos que dançavam para seus deuses. Ela é realizada como uma oferenda a um ser supremo, principalmente a Virgem de Guadalupe e outras figuras religiosas.

Evento popular movimentou todo o município

O festival preencheu de orgulho seus dançarinos e espectadores. O show de cores foi organizado com muita antecedência, sendo preciso a realização de diversos ensaios para que tudo corresse conforme os planos.

Cidade recebe certificado do recorde – Foto: Guinness World Records

Receber um título de recorde mundial foi extremamente importante, e emocionante, para os moradores da cidade. A festa deverá permanecer na memória por gerações. Os participantes se destacaram pela disciplina, comprometimento e vestimenta impecável. Eles dançaram ao ritmo de tambores e violinos, saindo do parque Mirador de Saltillo e chegando à Plaza Coahuila, onde realizaram a tentativa oficial.

Confira outros recordes:

  1. YouTuber toma dois litros de refrigerante em tempo recorde
  2. Mulher dá à luz a um dos maiores bebês da Grã-Bretanha
  3. Conheça Donald Gorske, o “Rei dos Big Macs” e descubra quantos lanches esse homem já comeu.
  4. Bebê mais prematuro do mundo comemora seu primeiro aniversário

Carlos Tapia, juiz oficial do Guinness World Records, garantiu que o evento cumpria a todas as normas previamente estabelecidas e que a dança seguia os protocolos de segurança para covid-19.

Após a validação do recorde, o juiz foi o responsável por entregar à comunidade o certificado de quebra do recorde.

Tags

Últimas Notícias