Foco

Síndromes gripais: Consórcio do ABC pede ajuda para ampliar atendimento ambulatorial

Sete cidades querem auxílio dos governos estadual e federal para aumento de leitos

Prefeitos do ABC Paulista pedem ajuda para ampliar atendimento ambulatorial após alta de síndromes gripais (Reprodução/Consórcio Grande ABC)

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC decidiu durante reunião virtual, na tarde desta terça-feira (11), pedir ajuda aos governos estadual e federal para aumentar a capacidade de atendimento ambulatorial nas sete cidades da região. A medida ocorre após o aumento de pacientes com sintomas gripais em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

ANÚNCIO

Segundo o consórcio, há um mês eram registrados diariamente 47 confirmados de pacientes com síndromes gripais, entre covid-19 e Influenza, nas sete cidades. Atualmente, esse número subiu para 250 casos por dia.

LEIA TAMBÉM:

Recomendados

Dessa forma, os prefeitos querem que os governos reabram leitos clínicos e aumentem as ofertas na Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (Cross) em enfermarias.

O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), destacou que as prefeituras também estão unindo esforços para aumentar a capacidade de atendimento na região.

“Graças à vacinação, os casos estão sendo mais leves, com menos reflexos em leitos, internações, e óbitos, mas a maior procura está sendo pelo primeiro atendimento, o ambulatorial”, afirmou Paulo Serra.

Os prefeitos mantiveram, até o momento, a volta às aulas na região, marcada para a segunda semana de fevereiro, e o funcionamento do comércio sem restrições. A evolução dos casos de síndromes gripais e de covid-19 será avaliada em reuniões semanais pelo colegiado.

O consórcio também informou que vai solicitar uma análise ao Comitê Científico da Covid do governo estadual sobre a limitação de público em eventos esportivos que provocam aglomeração, como a Copa São Paulo de Futebol Júnior e o Campeonato Paulista.

A entidade também pede apoio à capital para que as medidas sejam tomadas em conjunto.

Tags

Últimas Notícias