Foco

Pró-Sangue precisa com urgência de sangue do tipo O; saiba como doar

Estoques dos tipos A- e B- também estão em situação de emergência

Fundação Pró-Sangue precisa com urgência de sangue do tipo O (Alexandre Carvalho/A2 FOTOGRAFIA/Fotos Públicas)

A Fundação Pró-Sangue, em São Paulo, precisa com urgência repor os estoques de sangue do tipo O+ e O-. Além disso, o órgão diz que o abastecimento dos tipos A- e B- também encontra-se em situação de emergência, o que significa que fica garantido o repasse das bolsas aos hospitais por menos de um dia.

ANÚNCIO

A Pró-Sangue diz que já faz um bom tempo que as reservas operam em condições de escassez e está com dificuldade para reverter o cenário. Se o número de doações não aumentar, pode haver risco de desabastecimento, comprometendo o tratamento de pacientes internados ou que dependem regularmente de transfusão.

LEIA TAMBÉM:

Recomendado:

A queda acentuada dos estoques se deve em parte ao período de férias, quando as pessoas viajam e deixam a doação de sangue em segundo plano. Além disso, temos o surto de Influenza e o aumento dos casos de covid-19 pela variante ômicron, que acabam afastando os candidatos das unidades de coleta.

Ainda há muitas vagas em aberto no sistema de agendamento da Pró-Sangue, que pode ser acessado pelo site. Os doadores de sangue que forem ao posto Clínicas devem ficar atentos. A partir de 17 de janeiro, a unidade passará por reforma de melhorias, com previsão de 120 dias de vigência.

Como doar?

Além de fazer seu agendamento pelo site da Pró-Sangue, o candidato deve verificar os requisitos básicos para doação, sendo os principais: estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Vale lembrar que o coronavírus está incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que se infectaram ou que tiveram contato com pacientes infectados.

No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem. Nesse sentido, confira os pré-requisitos básicos à doação, para que você não perca a viagem quando chegar ao posto de coleta.

Todas estas informações encontram-se disponíveis no site. Para demais dúvidas, consultar o Alô Pró-Sangue pelo número (11) 4573-7800. A doação de sangue continua sendo segura e medidas cautelares estão sendo adotadas nos postos de coleta, de modo a preservar os candidatos e os colaboradores.

Tags


Últimas Notícias