Foco

Cadastros falsos para auxílio emergencial e outros benefícios já fizeram 6,7 milhões de vítimas

Imagem que viralizou na internet mostra diversos aplicativos que põem em risco segurança de dados Reprodução

ANÚNCIO

Mais de 6,7 milhões de pessoas já foram vítimas de golpes virtuais que utilizam como pano de fundo o cadastramento de cidadãos em plataformas que prometem o auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal, entre outros benefícios relacionados à pandemia de coronavírus no Brasil.

ANÚNCIO

O número é apontado em um levantamento do laboratório especializado em segurança digital da empresa PSafe, que leva em conta ocorrências registradas desde março deste ano, momento em que foi declarada a pandemia. Veja abaixo os endereços corretos para solicitar o auxílio emergencial:

Site oficial: auxilio.caixa.gov.br/#/inicio
App para celular Android: play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio
App para celular iOS: apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331

A PF (Polícia Federal) alertou nesta semana ter detectado um aumento significativo de ameaças cibernéticas durante a crise do coronavírus. Uma das investigações identificou a invasão de 141 dispositivos eletrônicos, como câmeras de residências e babás eletrônicas, de casas de famílias, em 35 cidades.

O órgão alerta também que «criminosos fazem campanhas falsas para obter dados bancários e informações pessoais» que podem ser utilizados depois para cometer diversos tipos de fraudes.

Veja também:
Em São Paulo, botijão de gás segue em falta e é vendido a preços abusivos
O que faço se meu salário for reduzido pela empresa?

De acordo com o agente Erick Siqueira, do Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos da PF, as campanhas falsas são realizadas por e-mails, links, mensagens por aplicativos, ligações telefônicas entre outros canais.

ANÚNCIO

Além de nunca clicar em links enviados por SMS, e-mail e WhatsApp, a polícia também orienta que os cidadãos tenham atenção com boletos falsificados: códigos de barras podem ser facilmente alterados. A dica é tirar dúvidas diretamente com o credor e emissor do boleto ou com a instituição bancária.

Outra linha relacionada ao momento de crise, é que se aproveitando das dificuldades financeiras, golpistas oferecem facilidades em refinanciamento de dívidas e empréstimos consignados. A recomendação é sempre lembrar que “não existe dinheiro fácil”.

As investigações da PF, neste momento, se concentram nos golpes aplicados por quem quer se aproveitar do pagamento do auxílio emergencial. O colunista de tecnologia da BandNews FM, Wharrysson Lacerda, explica que embora alguns golpes sejam sofisticados, com plataformas idênticas às do governo, por exemplo, a defesa é simples.

A principal delas é não clicar em nenhum link enviado. Wharrysson Lacerda alerta que o número de casos de golpes tende a aumentar, sempre que há um momento de crise ou data especial, como a Páscoa.

 

ANÚNCIO

Recomendado:

Tags


Últimas Notícias