Foco

Greve Geral: Prefeitura volta atrás e mantém rodízio em SP na sexta-feira

Paulo Lopes/Futura Press

Depois de anunciar a suspensão do rodízio municipal de veículos na sexta-feira (14), em razão da possibilidade de Greve Geral, a Prefeitura de São Paulo voltou atrás da decisão.

ANÚNCIO

O rodízio, então, será mantido. Carros com placas final 9 e 0 não poderão circular nas ruas e avenidas internas ao chamado mini-anel viário, das 7h às 10h e das 17h às 20h.

Leia mais:
Greve Geral: Afinal, vai ter transporte em São Paulo?
Greve Geral: O que pode acontecer se eu faltar no trabalho?
Greve Geral: Saiba onde e que horas terá manifestação em São Paulo

Recomendados

As categorias protestam, principalmente, contra o projeto de reforma da Previdência e os cortes na educação do governo de Jair Bolsonaro (PSL). Entre as pautas secundárias estão o repúdio aos cortes na educação e a cobrança por mais empregos.

A sexta-feira deve contar com manifestações em diversos pontos da capital paulista. O principal está sendo convocado para as 16h, no Masp (Museu de Arte de São Paulo, na avenida Paulista.

Preocupado com os transportes? Veja o que pode ser afetado pela Greve Geral:

Metrô

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo já havia decidido pela greve no último dia 6. Serão afetadas as linhas: 1-Azul2-Verde e 3-Vermelha.

As linhas 4-Amarela (operada pela ViaQuatro) e 5-Lilás (operada pela ViaMobilidade) são operadas pela iniciativa privada e, portanto, funcionarão normalmente. O Sindicato dos Metroviários avalia paralisar as atividades dessas linhas.

Uma liminar obtida pelo Metrô estabelece a manutenção de 100% do quadro de servidores nos horários de pico e 80% no restante.

CPTM

Cinco das sete linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) irão parar: 8-Diamante9-Esmeralda11-Coral12-Safira e 13-Jade; além do monotrilho, linha 15-Prata.

A determinação da liminar obtida pela CPTM é que 100% do quadro de funcionários seja mantido durante todo o horário de operação.

Ônibus

Motoristas dos ônibus das linhas municipais e intermunicipais da capital paulista anunciaram a adesão à mobilização.

Apesar disso, uma decisão judicial obtida pela SPTrans junto ao Tribunal Regional do Trabalho determina a manutenção da operação dos ônibus, sob pena de multa de 100 mil reais em caso de descumprimento.

Tags

Últimas Notícias