Entretenimento

4ª temporada de ‘Sob Pressão’ revela os problemas da saúde pública do Brasil

A nova temporada da série médica estreia nesta quinta-feira (12) levando os médicos para um grande hospital público do Rio de Janeiro

Divulgação/Globo

A série médica “Sob Pressão” estreia nesta quinta-feira (12), após a novela “Império”, na Globo, e diferente da sequência especial que abordou apenas os casos de covid-19, a 4ª temporada levará ao público o dia a dia e a vida dos personagens, além dos grandes problemas enfrentados pelos médicos da saúde pública do Brasil. 

ANÚNCIO

Nesta temporada, o casal de médicos Carolina (Marjorie Estiano) e Evandro (Julio Andrade) estarão  dentro de um grande hospital, o Edith de Magalhães, que fica na região central do Rio de Janeiro. Para o diretor Andrucha Waddington, o novo hospital irá mostrar também como a saúde pública brasileira ficou, de certa forma paralisada, centrada na pandemia. «Foi uma opção da gente dar um foco em situações clínicas e eletivas que, de certa forma, ficaram apagadas durante o ano passado», afirmou ele, em entrevista coletiva virtual. 

Com um novo hospital, os médicos de “Sob Pressão” (Globo) precisam de uma grande equipe médica. Na 4ª temporada, Evandro e  Carolina se unem a outros profissionais de tamanha importância para o andamento do Edith de Magalhães, como a recém-formada enfermeira Lívia (Bárbara Reis), Charles (Pablo Sanábio), Mauro (David Junior), Gustavo (Marcelo Batista), Keiko (Julia Shimura) e Rosa (Josie Antelo) para se dedicar a diversos casos de urgência.

Recomendados

LEIA MAIS:

  1. Reality ‘A Fazenda 13’ aumenta o número de participantes confinados
  2. Ator Paulo José morre aos 84 anos em decorrência de uma pneumonia
  3. Rodrigo Faro aposta em antigo quadro de Faustão para levantar audiência
  4. ‘Uma agressividade injustificável’, afirma Luísa Sonza sobre os ataques de ódio da internet

Mesmo não sendo o tema central da série médica, a covid-19 estará presente, mas a ideia é destacar que a saúde pública, em seus diversos setores, continua ativa e os pacientes precisam do atendimento. “A temporada é sobre o triunfo do amor. É sobre resiliência, sobre a capacidade dos médicos se adaptarem a novos desafios, é uma temporada sobre assumir os erros e as próprias limitações e também de pedir ajuda. É um momento em que nossos médicos terão a oportunidade de colocar em prática a noção do perdão, do entendimento. É uma temporada de conciliação e de amor”, afirma  o autor Lucas Paraizo.

Ao longo da temporada, os médicos do hospital Edith de Magalhães enfrentam questões importantes, como o uso indevido de medicamentos, racismo, homofobia, guarda parental, fome, o abandono de pessoas com transtornos mentais e ainda o HIV na terceira idade, que terá Arlete Salles e Ary Fontoura vivendo um casal com aids.

Já a homofobia atingirá Décio, interpretado por Bruno Garcia, que nesta temporada, após assumir sua homossexualidade, na 3ª temporada, torna-se diretor do hospital carioca. «A experiência de fazer uma série como ‘Sob Pressão’ é única. Nós envelhecemos e amadurecemos com os personagens. Desde que Décio assumiu a homossexualidade, passamos a vê-lo em camadas mais complexas», disse o ator.

Vale ressaltar, que a 4ª temporada de “Sob Pressão” (Globo) foi gravada durante a pandemia,  aflorando os sentimentos de todo elenco. «A gente tremia literalmente o tempo todo trabalhando, imaginando que aquilo tudo era real», revelou Drica Moraes, que vive Dra. Vera. «O Sob Pressão fica o tempo inteiro nos lembrando o que é realmente essencial», avalia Marjorie Estiano.

Filmada no prédio do Jockey Clube Brasileiro, no centro do Rio de Janeiro, sob direção artística de Andrucha Waddington e consultoria do médico Márcio Maranhão, autor do livro “Sob Pressão – A Rotina de Guerra”, que serviu de base para a produção da série.

Tags

Últimas Notícias