Entretenimento

Jornalista que enganou Diana pede desculpas a Harry e William

De acordo com uma investigação, o jornalista Martin Bashir teria usado documentos falsos para conseguir uma entrevista com a Princesa de Gales em 1995.

No último domingo, 23, o jornalista da BBC Martin Bashir pediu desculpas publicamente aos príncipes William e Harry após acusações de que ele teria usado métodos enganosos para conseguir uma entrevista da Princesa Diana para no programa ‘Panorama’, em 1995. Mas, aproveitou para dizer que suas ações estão vinculadas à morte da Princesa é “irracional”.

Ele disse ao Sunday Times: «Eu nunca quis prejudicar Diana de forma alguma. (…)Não sinto que posso ser responsabilizado por muitas das outras coisas que estavam acontecendo em sua vida».

No última quinta-feira, 20, o Príncipe William fez uma declaração oficial sobre o caso através de suas redes sociais. Ele criticou de forma bastante dura a «forma enganosa como a entrevista foi obtida» e defendeu sua mãe ao dizer que as «afirmações sinistras e falsas» alimentaram «paranóia» de sua falecida mãe, ele acrescentou: «A entrevista foi uma grande contribuição para piorar o relacionamento de meus pais e desde então prejudicou inúmeras outras pessoas».

Recomendados

O Príncipe Harry também quebrou o silêncio e foi mais além, indicando que a exploração da mídia contribuiu para a morte de Diana: «Nossa mãe era uma mulher incrível que dedicou sua vida ao serviço. Ela era resistente, corajosa e inquestionavelmente honesta. O efeito cascata de uma cultura de exploração e práticas antiéticas acabou por tirar sua vida. Para aqueles que assumiram alguma forma de responsabilidade, obrigado. Esse é o primeiro passo em direção à justiça e à verdade. No entanto, o que me preocupa profundamente é que práticas como essas, e outras ainda piores, ainda são comuns hoje. Agora, elas são maiores do que um canal, uma rede ou uma publicação».

.

Leia mais sobre a Família Real britânica:

  1. Com William vacinado, Kate se prepara para próxima viagem real
  2. Tá podendo! Príncipe William revela braço bem torneado durante vacinação
  3. Comentários de Harry foram “dolorosos” e ele “não deveria reclamar”, diz fonte ligada à Família Real
  4. Meghan e Harry celebram aniversário de casamento anunciando ajuda à Índia

Entenda a polêmica

No ano passado, 25 anos após a entrevista de Diana ter ido ao ar na BBC, a própria emissora anunciou uma investigação conduzida pelo ex-juiz da Suprema Corte, John Dyson, sobre as circunstâncias que levaram a entrevista de Diana ao ar. De acordo com o irmão de Diana, Charles Spencer, o jornalista Bashir teria mostrado à Princesa extratos bancários, que se revelaram falsos, mostrando que os serviços de segurança da Coroa estavam pagando duas autoridades judiciárias para espionar sua irmã. Foi isso que a levou, segundo ele, a concordar em dar entrevista à BBC, como uma forma de represália à Família Real britânica.

.

Os resultados da apuração comprovaram que o jornalista estava mentindo e apresentou os documentos falsos como forma de enganar Lady Diana, o que viola as regras editoriais do jornalismo. Para completar, descobriu-se também que, na época, funcionários da BBC acobertaram o jornalista e, tanto a polícia britânica quanto a Ofcom (órgão regulador dos meios de comunicação na Inglaterra) se negaram a iniciar uma investigação.

A entrevista bombástica

Em 1995 foi ao ar, no programa ‘Panorama’, uma entrevista da Princesa Diana falando abertamente sobre o funcionamento da Família Real britânica. Em conversa com o jornalista Martin Bashir, Lady Di comentou sobre como era a sua relação com os membros da Família Real britânica e sobre como era o seu casamento com o Príncipe Charles. Foi nessa entrevista que ela mencionou que “haviam três pessoas” em seu casamento, falando publicamente pela primeira vez sobre a traição de Charles com Camilla Parker-Bowles, hoje sua esposa.

.
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos