Social

Com medo de perder filha, mãe ucraniana escreve nome e telefone nas costas dela

Artista ucraniana disse que início dos bombardeios foram traumatizantes e temeu perder sua menina

artista ucraniana Aleksandra Makoviy e sua filha, Vira (Reprodução / Instagram)

As histórias da guerra na Ucrânia serão contadas por muitos anos e os horrores vividos pelos sobreviventes não serão facilmente esquecidos.

ANÚNCIO

Um exemplo disso é o relato de uma mãe ucraniana apavorada com tanques e soldados invadindo sua cidade, enquanto explosões eram ouvidas ao longe.

A artista ucraniana Aleksandra Makoviy disse que nos primeiros dias da invasão ficou tão abalada que escreveu nome e telefone nas costas da sua filha de 2 anos, chamada Vira, com uma caneta, temendo que ela sumisse durante a guerra. “Assinei com as mãos tremendo muito”, disse.

Recomendados

Ela disse que os primeiros dias de invasão foram momentos de desespero. Além das informações escritas nas costas da criança, a menina andava permanentemente com um cartão no bolso com todas as informações da criança, telefones, nomes de parentes e qualquer informação que pudesse ser usada para trazer a criança de volta, caso ela desaparecesse.

Cartão deixado pela mãe com informações da criança (Reprodução / Instagram)

“Como é que pode um mundo como este, de coisas boas, ter esse mal contínuo invadindo nossas cidades?”, desabafou Makoviy.

Makoviy e a filha conseguiram fugir da Ucrânia pela Polônia e foram acolhidas em uma cidade no sul da França após a imagem de sua filha ‘tatuada’ nas costas viralizar.

Como um decreto do governo ucraniano impediu que os homens em idade de lutar fugissem do país, o pai da pequena Vira está desaparecido e pode até estar morto.

LEIA TAMBÉM: Pães envenenados são nova estratégia da população ucraniana contra os invasores russos

Recrutas sem treinamento

Soldados recrutados entre os separatistas da região de Donbass, na Ucrânia, disseram que estão sendo armados com rifles do século 19 e não tem equipamento, água e comida para se manterem durante as batalhas.

Um desses recrutas disse que foi ferido durante uma batalha e para sobreviver teve que beber água de uma lagoa infestada de sapos mortos. Eles contaram que foram recrutados para a guerra sem saber ao menos como atirar com um rifle.

Tags

Últimas Notícias