Social

Repórter da BBC estaria entre as 9 pessoas ‘sequestradas’ pelo Talibã nos últimos meses

Andrew North, que já foi repórter da BBC alocado no Afeganistão, estaria entre as nove pessoas sequestradas pelo Talibã.

Chefe do Talibã anuncia retorno de execuções e amputações como pena para pequenos crimes
Representação Imagem U.S. Government (Cpl. Logan E. Riddle/rawpixel.com / U.S. Marine Corps)

Informações disponibilizadas por fontes locais afirmam que o ex-jornalista da BBC Andrew North estaria entre as nove pessoas sequestradas pelo Talibã nos últimos meses. Representantes da ONU confirmam que dois jornalistas foram detidos pelo grupo extremista em Cabul.

ANÚNCIO

Conforme a publicação feita pelo The Mirror, Amrullah Saleh, antigo vice-presidente do Afeganistão, afirmou que nove pessoas provenientes de países ocidentais, incluindo Andrew North que atualmente trabalhava para a ONU, foram levados por integrantes do Talibã nos últimos meses.

Ele falou abertamente sobre o assunto em seu twitter: “Devido à falta de informação, nenhuma reportagem feita com os cidadãos e uma atmosfera sufocante, a corrupção, o crime e as atrocidades não são divulgadas”.

Recomendado:

“Como exemplo, nove cidadãos de países ocidentais foram sequestrados, entre eles Andrew North, da BBC, e Peter Juvenal, proprietário do restaurante Gandomak. Os talibãs são mentirosos”.

Em declaração ao The Mirror, o Alto comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) confirmaram que dois jornalistas foram detidos em Cabul.

Após a repercussão, as informações foram confirmadas pela mídia afegã por meio do twitter de um jornalista: “O ex-jornalista da BBC Andrew North foi sequestrado pelo Talibã. Fontes confirmaram que o número de estrangeiros sequestrados subiu para 9″.

O grupo extremista não se pronunciou sobre os sequestros

Em declaração, um porta-voz do ACNUR comentou o caso: “Dois jornalistas em missão com o ACNUR e cidadãos afegãos que trabalham com eles foram detidos em Cabul”.

“Estamos fazendo o nosso máximo para resolver a situação. Não faremos mais comentários devido a natureza da situação”.

Pouco tempo antes de ser sequestrado, Andrew North publicou em seu site pessoal artigos sobre sua viagem a diversas províncias afegãs. Também foram publicados relatos de seus encontros com líderes do Talibã.

Confira também:

Em seus textos, Andrew afirma que a vida no Afeganistão é “mais complexa” do que a forma como a mídia a relata.

“O grupo, uma vez apelidado de ‘maoístas islâmicos’ não foi tão implacável quanto muitos temiam, até agora. isso ficou claro durante várias semanas no outono que passei viajando pelo Afeganistão, conhecendo várias figuras do Talibã e vendo os impactos na vida cotidiana”.

“Tudo isso contribui para uma sensação de mal-estar somada a uma sensação sinistra de que o pior está por vir”, escreveu Andrew.

Tags


Últimas Notícias