Foco

Socorristas de SP embarcam para ajudar resgate de vítimas na Turquia; total de mortos passa de 17 mil

Tremor de 7,8 na escala Richter devastou várias cidades sírias e turcas; mais de 50 mil ficaram feridos

Já são mais de 17 mil mortos
Equipe formada por 26 socorristas e 4 cães seguiu para ajudar no resgate de vítimas do terremoto na Turquia (Divulgação/Governo de SP)

Uma equipe formada por 26 socorristas foi envida pelo Governo de São Paulo para ajudar no resgate às vítimas do terremoto na Turquia. Eles embarcaram na madrugada desta quinta-feira (9), levando também quatro cães para ajudar nos salvamentos, além de uma carga de cinco toneladas de equipamentos e suprimentos médicos.

ANÚNCIO

A equipe é formada por 22 bombeiros, dois médicos militares e dois integrantes da Defesa Civil. Com eles, foram três pastores belgas malinois e uma labradora.

O voo em que eles seguiram sem escalas deve chegar em Adana, na Turquia, ainda nesta quinta-feira. No avião, foram levados diversos equipamentos e ferramentas hidráulicas, material para atendimento médico e para montar uma unidade de rápido atendimento.

Recomendado:

Além de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Brasília também devem enviar socorristas para auxiliar nas buscas.

Número de vítimas fatais passa de 17 mil
Socorristas de SP embarcaram nesta madrugada para ajudar no resgate de vítimas do terremoto, na Turquia (Divulgação/Governo de SP)

Mais de 17 mil mortos

O forte terremoto que atingiu a Síria e a Turquia atingiu magnitude 7,8 na escala Richter. Na segunda-feira (6), foram notificados 185 réplicas do tremor e durante a noite e a manhã de terça-feira (7) dezenas de tremores secundários.

Testemunhas disseram que ele durou vários minutos e fez com que casas e prédios desabassem na região sudoeste da Turquia, fronteira com a Síria. O tremor foi sentido também em outros países, como Israel e Líbano. Milhares de pessoas estão desaparecidas, e mais de 50 mil ficaram feridas.

O número total de mortos passou da marca de 17 mil. De acordo com balanço divulgado na manhã desta quinta-feira (9), foram 14.014 na Turquia, além de mais de 3 mil na Síria.

O número de vítimas fatais já se iguala aos de um terremoto em território turco em 1999. O governo daquele país declarou estado de emergência por três meses em dez cidades.

.
Terremoto causou devastação na Síria e Turquia e já soma mais de 17 mil mortos (Khalil Hamra/AP)

LEIA TAMBÉM:

Tags


Últimas Notícias