Foco

Cena de filme: Piloto apaga e passageiro teve que pousar avião

Com ajuda do controlador de voo, passageiro conseguiu descer o avião em segurança; veja vídeo

Uma cena digna de um filme de Holywood aconteceu na vida real no aeroporto de Palm Beach, na Flórida, Estados Unidos na última terça-feira (10).

Um passageiro fazia um voo particular em um Cessna Grand Caravan 208 quando o piloto teve um mal súbito e simplesmente apagou em pleno ar. O passageiro, desesperado, assumiu o controle do avião sem nunca ter pilotado antes, e agora tinha a difícil tarefa de pousar o Cessna no aereoporto mais próximo.

Ele entrou e contato com a torre de controle e pediu ajuda. “Tenho uma séria situação aqui. Meu piloto ficou inconsciente e eu não tenho ideia de como pilotar o avião”, disse ao controlador de voo.

Imediatamente o controlador de voo deu as primeiras informações de como proceder, pedindo para ele tentar manter as asas niveladas e empurrar o controle para frente levemente, para iniciar a descida,

Um vídeo que foi divulgado pela emissora norte-americana ABC mostrou o pouso do avião em segurança.

O responsável pelo apoio ao piloto de primeira viagem foi o controlador Robert Morgan, que está sendo tratado como um herói em sua cidade. “Eu sabia que o avião estava voando e que tinha que mantê-lo calmo, apontar a pista e dizer a ele como reduzir a potência para que ele pudesse descer para pousar”, disse

LEIA TAMBÉM: Acha que está frio? Na próxima semana temperatura deve desabar em SP

Como nunca havia pilotado aquele modelo de avião, o controlador usou uma foto da cabine para entender os controles e orientar o novato na direção do aeroporto de Palm Beach.

Após o pouso, o instrutor foi à pista abraçar o piloto e parabenizá-lo pela perfeita aterrissagem, a primeira de sua vida.

Pode interessar também:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos