Foco

Renovação de CNH subiu 98% em SP em 2021, diz Detran

Por conta da pandemia, os prazos para renovar a habilitação foram prorrogados no estado por tempo indeterminado

A renovação das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) em São Paulo cresceram 98% entre janeiro e setembro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP). Foram 2,5 milhões de de habilitações renovadas nos nove primeiros meses deste ano, contra 1,2 milhão no ano anterior.

Segundo o Detran-SP, por conta da pandemia de covid-19, os prazos para renovar a habilitação foram prorrogados no estado. Assim, a validade do documento, desde março de 2020, segue suspensa por tempo indeterminado, conforme determinação da resolução nº 828/21 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

LEIA TAMBÉM:

Recomendados

Mas os motoristas que estão com a CNH vencida podem fazer o pedido de renovação, de forma online, pelo portal do Poupatempo ou aplicativo Poupatempo Digital, desde que não tenha nenhum tipo bloqueio no prontuário, como suspensão, por exemplo.

“Apesar da suspensão temporária dos prazos para renovação de CNH, o Detran-SP disponibiliza o serviço para o cidadão paulista. De forma rápida, segura e sem burocracia, os motoristas têm usado as plataformas digitais para manter a documentação em dia”, destaca o diretor-presidente do órgão, Neto Mascellani.

Após a solicitação e a realização do exame médico e psicológico, é possível obter a nova CNH digitalmente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e através dos Correios, onde o cidadão recebe o documento físico no endereço cadastrado.

O órgão ressalta que o serviço presencial também já voltou ao normal em todas as Ciretrans do estado, assim como naquelas que ficam nas unidades do Poupatempo.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos