Foco

SP tem 33 unidades de saúde exclusivas para pessoas com deficiência

Saiba como procurar locais de atendimento pela internet e quais os benefícios a que esse público tem direito

Saiba como buscar na internet o endereço da unidade especializada mais próxima (Reprodução)

Nesta segunda-feira (11) é celebrado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física e, para promover inclusão e acessibilidade na rede municipal de saúde, a Prefeitura de São Paulo tem 33 unidades exclusivas para atendimento desse público. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, só a capital paulista contava com mais de 810 mil pessoas com algum tipo de deficiência.

ANÚNCIO

Para agilizar o atendimento, a prefeitura orienta que o primeiro passo é que a pessoa busque ajuda na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Após a primeira avaliação, o paciente será encaminhado para os serviços especializados, como o Centro Especializado de Reabilitação (CER), o Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR) e o Núcleo Integrado de Saúde Auditiva (Nisa).

Clique aqui para buscar a unidade de saúde mais próxima

No total, são 33 unidades exclusivas para esse público, sendo 29 CERs, três NIRs e um Nisa. Nesses locais, as equipes médicas avaliam os casos para início do acompanhamento e reabilitação, bem como realizam prescrição e solicitação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como a cadeira de rodas.

LEIA TAMBÉM:

Além disso, o Sistema Único de Saúde (SUS) da capital também oferece lupas, lentes e óculos especiais, bengalas articuladas, aparelhos auditivos, sistema de FM (frequência modulada), muletas, palmilhas, coletes, próteses de membros inferiores e superiores, bem como capacitação permanente em Libras, a linguagem dos sinais.

Os benefícios e direitos das pessoas com deficiência são garantidos por meio de um laudo médico, que pode ser obtido na rede pública, tanto no hospital, quanto no serviço onde a deficiência foi diagnosticada. Caso a pessoa não tenha o laudo disponível, ela pode recorrer a qualquer unidade do SUS e solicitar o documento que comprove sua deficiência.

ANÚNCIO

Território Inclusivo

No último dia 6, a Secretaria Municipal de Saúde deu início ao projeto Território Inclusivo, dedicado às mulheres com deficiência e às suas cuidadoras, para assegurar o acesso aos serviços públicos de saúde. Na primeira quarta-feira de cada mês, as UBSs vão disponibilizar vagas para consultas médicas, escuta qualificada, exames preventivos de câncer de mama e colo do útero.

O projeto se estenderá até setembro de 2022 e deverá realizar o atendimento para mais de 33 mil mulheres no intervalo de um ano.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias