Foco

Doria diz que todos os manifestantes serão revistados durante atos no dia 7 de setembro em SP

Governador destacou que a PM não vai permitir uso de armas nem em grupos pró e nem contra o presidente Jair Bolsonaro.

Grupos pró e contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) conseguiram na Justiça o direito de fazer manifestações no feriado de 7 de setembro, em São Paulo. Por conta disso, as forças policiais se programam para garantir a segurança em diferentes pontos da capital. O governador João Doria (PSDB) ressaltou, em coletiva nesta quarta-feira (1º), que não será permitido o uso e porte de nenhuma arma e que todos serão revistados durante os atos.

ANÚNCIO

«Todos que forem as manifestações, tanto pró quanto contra o presidente, serão revistados, sem exceção. Em hipótese nenhuma será permitido o uso de armamento. Mesmo se for algum policial aposentado, que tem o porte de arma. Se eles forem armados, serão convidados a se retirar», afirmou o governador.

Leia também:

  1. Covid-19: terceira dose para idosos e imunossuprimidos começa na segunda-feira em SP
  2. Covid-19: Brasil registra menor média móvel de casos em um dia
  3. Licenciamento 2021: começa prazo para carros com placa final 7 em SP

O secretário de Segurança Pública, general João Campos, destacou que há um trabalho de inteligência sendo estruturado para o dia das manifestações, mas não repassou dados sobre o número de policiais militares que estarão nas ruas. De toda forma, ele garantiu que nenhum agente vai participar dos atos como civil.

Recomendados

«A PM de São Paulo tem 190 anos e é admirada pelo seu trabalho. Mas muito além da história que ela tem, vem a questão do profissionalismo. Tenho absoluta convicção que nossos policiais estarão conscientes e cumprindo as regras. Eles vão cumprir os seus papeis», afirmou Campos.

Na terça-feira (31), foi realizada uma reunião com 43 grupos diferentes, tanto pró quanto contra o presidente, que pretendem se manifestar no feriado. Ficou definido que aqueles que são favoráveis irão se concentrar das 11h às 18h na região da Avenida Paulista, entre a Praça do Ciclistas e a Avenida Brigadeiro Luís Antônio.

Já o ato do Grito dos Excluídos e os movimentos que vão protestar contra o governo ficarão no Vale do Anhangabaú, no centro da cidade, das 14h às 17h.

A PM ressaltou na reunião com os grupos que será proibido o porte de armas de fogo, armas brancas, bastões, fogos de artifício, drones e outros itens que possam causar danos a outras pessoas.

Decisão judicial

A realização dos dois atos simultaneamente no feriado foi autorizada em decisão liminar pelo juiz Randolfo Ferraz de Campos da 14ª Vara de Fazenda Pública.

O Governo de São Paulo chegou a tentar impedir a manifestação no Vale do Anhangabaú, destacando que o ato na Paulista foi agendado primeiro. No entanto, o juiz entendeu que todos têm o direito de se expressar no Dia da Independência.

Tags

Últimas Notícias