Estilo de Vida

Nova corrente disseminada pelo app WhatsApp divulga falsas ofertas de emprego

Uma nova corrente disseminada pelo aplicativo de mensagens WhatsApp divulga falsas ofertas de emprego. O golpe foi descoberto por especialistas da Kaspersky e divulgado nesta semana.

Como revelado, a nova mensagem vem anunciando que uma famosa fabricante de bebidas está com mais de 1,8 mil vagas abertas, com salários a partir de R$ 1,28 mil.

“Para participar do processo seletivo, o usuário é indicado a acessar um endereço de uma página falsa, com uma série de links agregados cujo objetivo é apenas gerar tráfego – e uma dor de cabeça para o internauta”, detalhou.

Recomendados

  1. CONFIRA MAIS:
  2. App começa a habilitar novo recurso para os usuários: ‘mensagens temporárias’
  3. Atualização para Android libera novo pacote de stickers para os usuários
  4. Em atualização para Android, aplicativo de mensagens libera nova ferramenta de gerenciamento

Para dar uma suposta legitimidade, os hackers agregam à mensagem uma notícia que ratificaria a informação de que a tal fabricante estaria mesmo com processo seletivo aberto.

A notícia, porém, é hospedada numa página falsa com o endereço “whatsappdazoeira.com.br“. Nela, é replicado o texto de um anúncio feito pela empresa em agosto do ano passado, sem nenhuma relação com a corrente divulgada agora.

Como não cair em golpes

Para não cair em golpes divulgados pelo app de mensagens, a Kaspersky também divulgou uma série de recomendações. Confira algumas:

  1. Acesse diretamente o site da empresa mencionada e procure se a vaga (ou promoção) está anunciada na página oficial ou perfis em redes sociais.
  2. Preferencialmente, cadastre o seu currículo apenas em sites de recrutamento certificados e que sigam protocolos de privacidade, ou nos próprios canais de comunicação das empresas contratantes.
  3. Não forneça dados pessoais em espaços públicos, como grupos abertos e redes sociais.
  4. Caso deseje compartilhar o seu currículo em mídias digitais, aplique os filtros necessários para controlar quem pode acessá-lo.

Com informações da Kaspersky

LEIA TAMBÉM:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos