Entretenimento

Theatro Municipal de São Paulo anuncia programação da temporada 2022

Agenda tem espaço para celebração do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Fachada do Theatro Municipal, no centro de São Paulo Marcelo Camargo/Agência Brasil

Onze óperas, três apresentações de dança e quase 30 programas sinfônicos devem marcar a temporada 2022 do Theatro Municipal de São Paulo. A programação completa foi divulgada na sexta-feira (17) e inclui uma semana exclusiva para as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, entre 10 a 17 de fevereiro.

ANÚNCIO

Na época, o próprio Theatro Municipal foi palco da Semana de 22, um dos principais movimentos culturais do país. Nomes como Heitor Villa-Lobos, Anita Malfatti e Carlos Drummond de Andrade participaram de atos no saguão do espaço.

Abrindo a agenda da temporada 2022, a Orquestra Sinfônica Municipal e o Coro Lírico fazem um espetáculo com obras de Mozart, Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez e Mignone, para celebrar os 468 anos da cidade de São Paulo, celebrado em 25 de janeiro. Na programação sinfônica, a temporada ainda tem a Orquestra Experimental de Repertório, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, o Coral Paulistano e o Balé da Cidade de São Paulo - que traz duas obras inéditas ao Municipal.

As óperas que compõem o calendário do ano estão divididas eixos que vão desde priorizar o fomento à criação de óperas brasileiras a apresentação de títulos que nunca foram montados no Theatro Municipal. Quatro delas fazem parte do projeto “Ópera Fora da Caixa”, que busca ressignificar o gênero. A temporada lírica começa em abril.

Neste ano, o Theatro Municipal também contará com o Caderno de Assinaturas, que permite o público a comprar ingressos para apresentações sinfônicas e líricas com antecedência. As vendas começam no dia 24 de janeiro.

Comemorações do centenário da Semana de 22

A celebração da Semana de 22 começa com a instação artística “Recostura”, de Chris Tigra, na fachada principal do Theatro Municipal até 10 de março. Haverá uma sequência de ciclo de encontros ao longa da semana entre 10 a 17 de fevereiro, com convidados promovendo debates sobre patrimônio e acervo.

A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo fará duas apresentações especiais, com um programa completo das “Bachianas”, de Heitor Villa-Lobos, no dia 12 de fevereiro. Também acontecem dois espetáculos teatrais: “Fortes e Vingativos”, no dia 12, e “Infância”, baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos, no dia 13 de fevereiro.

ANÚNCIO

Tem ainda a peça “Muyrakytã” pelo Balé da Cidade, a visitação infantil “Linha, Forma e Cor”, a partir do dia 12 de fevereiro, e um show de Dona Onete e DJ Ju Salty, no dia 11 de fevereiro.

A programação completa das comemorações do centenário e de toda a temporada 2022 estão disponíveis no site oficial do Theatro Municipal de São Paulo.

LEIA TAMBÉM:

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias