logo
Entretenimento
Foto: Reprodução / Foto: Reprodução /
Entretenimento 08/09/2021

‘Você’: Entenda por que Joe não pode ser considerado um psicopata

Com a terceira temporada com estreia agendada, ‘Você’ trará mais uma trama com controverso personagem Joe Goldberg.

Especialistas respondem.

Com a terceira temporada com data de estreia agendada para o próximo mês, a série ‘You’ trará mais acontecimentos relacionados ao controverso personagem Joe Goldberg, um jovem gerente de uma livraria que se mostra ser alguém obcecado por mulher, por persegui-las, conquistá-las e matar qualquer um que se coloque em seu caminho.

Embora o personagem nunca tenha recebido um diagnóstico explícito na série, desde que a primeira temporada foi ao ar, em 2018, os fãs da trama sempre traçaram teorias de qual transtorno psicológico Joe teria, especialmente se ele se tratava de um psicopata ou de um sociopata.

“As pessoas usam a palavra ‘psicopata’ coloquialmente para descrever uma pessoa cujo comportamento desafia as normas sociais e entendimentos convencionais de certo e errado”, disse Kelly Scott, terapeuta da Tribeca Therapy em Manhattan, ao Insider. “Do ponto de vista clínico, a palavra ‘psicopata’ não significa nada”.

Leia mais sobre filmes e séries:

Scott disse, porém, que o diagnóstico clínico mais próximo de um “psicopata” ou “sociopata” é o transtorno de personalidade anti-social, e que Goldberg realmente mostra alguns traços marcantes do transtorno. Ele também demonstra características de transtorno de personalidade narcisista.

Ao mesmo tempo, mais informações oferecidas na 2ª temporada da série sugerem que Joe pode não ter transtorno de personalidade anti-social, mas um transtorno de apego relacionado a traumas infantis. Sendo assim, como trata-se de um personagem criado para a TV, como aponta a cientista social Pamela Rutledge, é difícil apontar uma única condição mental para o personagem.