Coronavírus

Cientistas encontram nova coronavírus em morcegos do Reino Unido

Reprodução/Visual Science

Quando se fala em coronavírus, automaticamente pensamos nos morcegos da caverna da China que, de alguma forma, contaminaram seres humanos e criaram uma das maiores pandemias que a história já registrou.

ANÚNCIO

Mas uma pesquisa realizada no Reino Unido descobriu morcegos naturais da região infectados com um novo tipo de coronavírus, semelhante SARS-CoV-2, responsável pela covid-19.

O coronavírus descoberto no Reino Unido, de acordo com a pesquisa, circula há anos entre morcegos-martelo, mas só foi identificado recentemente. Ele foi nomeado RhGB01.

Recomendado:

Apesar da semelhança com vírus responsável pela pandemia, ainda não há evidências, segundo os cientistas, de que eles possam infectar humanos. Mas os pesquisadores temem que, assim como o SARS-Cov-2, esse vírus possa sofrer mutações e passe a infectar pessoas também.

LEIA TAMBÉM:

  1. Acumulada, Mega-Sena sorteia neste sábado R$ 7 milhões
  2. Mãe é processada por ex-marido pedófilo que se recusou a parar de ver seus filhos
  3. Abertas inscrições para 66 cursos de inverno online e gratuitos da USP

O estudo sugere que seres humanos infectados com covid-19 em contato com esses novos vírus podem fornecer o material genético necessário para que o RhGB01 sofra mutações perigosas, por isso todos que de alguma forma têm contato com morcegos-martelo infectados ou seus excrementos devem usar equipamento de proteção.

Esse tipo de morcego é pouco comum na América do Sul, sendo natural da Ásia, Europa, África e Oceania. O estudo foi feito com 53 animais capturados na natureza e depois soltos.

 A pesquisa foi realizada pela Universidade de East Anglia e pela Public Health England e publicado na revista Nature.

Tags


Últimas Notícias