Social

Organização Mundial da Saúde sobre a propagação da gripe aviária em humanos: há uma “enorme preocupação”

Funcionários de saúde estão mais cautelosos depois que os EUA relataram que a doença foi detectada em vacas

Vacas leiteiras holstein se alimentam através de um comedouro em uma fazenda em Idaho em 11 de março de 2009. (AP Foto/Charlie Litchfield, Arquivo) AP (Charlie Litchfield/AP)

ANÚNCIO

A Organização Mundial da Saúde expressa uma “enorme preocupação” com a propagação da gripe aviária. Nesta quinta-feira, 18 de abril, o Dr. Jeremy Farrar, cientista-chefe da OMS, afirmou que o surto atual, que começou em 2020 e chegou aos Estados Unidos em 2022, é uma “importante preocupação de saúde pública”.

ANÚNCIO

Qual é a preocupação da Organização Mundial da Saúde?

A preocupação da OMS se baseia no fato de que as infecções da gripe aviária altamente patogênica estão se espalhando entre os mamíferos, e enfatizou que há uma taxa de mortalidade "extremamente alta" em humanos.

“A H5N1 é uma infecção por influenza, que começou predominantemente em aves e patos e se espalhou efetivamente ao longo dos últimos um a dois anos para se tornar uma pandemia zoonótica – animal – global”, disse ele, revisando um relatório das Nações Unidas.

O vírus está evoluindo e poderia infectar humanos

"A grande preocupação, é claro, é que ao fazê-lo e infectar patos e galinhas, mas agora cada vez mais mamíferos, esse vírus evolua e desenvolva a capacidade de infectar humanos", acrescentou. "E então, de forma crítica, a capacidade de se espalhar de pessoa para pessoa."

Embora não haja registros de gripe aviária se espalhando entre os humanos, os funcionários de saúde estão sendo muito cautelosos depois que a doença foi detectada pela primeira vez em vacas leiteiras nos Estados Unidos.

OMS: "Esta é uma grande preocupação"

"Esta é uma grande preocupação e eu acredito que precisamos... garantir que, se o H5N1 se espalhar para os humanos com transmissão de pessoa para pessoa, estejamos prontos para responder imediatamente com acesso equitativo a vacinas, terapias e diagnósticos", disse Farrar.

O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal do Departamento de Agricultura dos EUA detectou o vírus em vacas do Texas, Kansas e Michigan, e confirmou que pode ser transmitido entre o gado.

ANÚNCIO

Recomendado:

Tags


Últimas Notícias