Social

Misteriosa câmara egípcia aberta após 4 mil anos pode revelar segredos ocultos

Câmara poderia abrigar a resposta aos mistérios que giram em torno da pirâmide de Sahura.

Segredos ocultos
Crédito (Julius-Maximilians-Universität de Würzburg/Mohamed Khaled)

Uma câmara construída há 4.400 anos para o faraó egípcio Sahura, da Quinta Dinastia, foi aberta e pode revelar segredos antigos.

ANÚNCIO

Os cientistas acreditam que a Pirâmide de Sahura poderia abrigar a resposta aos mistérios que giram em torno da pirâmide, suas origens estruturais e o faraó dentro dela. Equipes da Julius-Maximilians-Universität de Würzburg exploraram o monumento, como detalhado pelo site Daily Star.

A sua investigação, parte de um projeto de conservação e restauração da pirâmide, revelou uma série de depósitos descobertos, perdidos no tempo e nunca documentados. Os arqueólogos estão agora se preparando para investigar mais a fundo.

Nunca antes documentada e descrita como “inovadora” por um cientista envolvido na descoberta, a pirâmide deverá ser ainda mais pesquisada. Essas salas inexploradas podem conter enormes segredos de “significado histórico”.

Dr. Mohammed Ismail Khaled, líder da equipe Julius-Maximilians-Universität, disse: “Este projeto inovador representa um marco significativo na compreensão da pirâmide Sahura e seu significado histórico.”

A pirâmide foi construída para Sahura, também conhecida como Sahure, entre os séculos 26 e 25 AC. O primeiro rei a ser enterrado em Abusir, a paz e a prosperidade encontradas no reinado de Sahura garantiram-lhe a sua própria pirâmide.

A Pirâmide de Sahura, então, será explorada para obter informações sobre os antigos egípcios. Mais de 100 anos depois da busca inicial nas pirâmides, uma equipe está preparada para intervir novamente e estabilizar a estrutura antes de se aventurar nas profundezas.

ANÚNCIO

Com digitalização a laser 3D e mapas abrangentes elaborados da área, a equipe espera poder abrir uma passagem secreta para oito salas anteriormente desconhecidas. Esses oito depósitos podem revelar alguns segredos tremendos, embora estejam “gravemente danificados”.

A equipe disse: “Embora as partes norte e sul, especialmente o teto e o piso original, estejam gravemente danificadas, ainda podem ser vistos restos das paredes originais e partes do piso. Durante a restauração, um equilíbrio entre preservação e a apresentação foi buscada para garantir a integridade estrutural das salas, tornando-as acessíveis para estudos futuros e potencialmente ao público.

“Espera-se que a descoberta e a restauração dos depósitos revolucionem a visão do desenvolvimento histórico das estruturas piramidais e desafiem os paradigmas existentes no campo”, completou.

Com informações do site Daily Star

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias