Social

“Droga Barbie”: A trend de beleza popular entre os influencers e que pode matar

O produto que virou trend na gringa promete manter a pele bronzeada por mais tempo.

Médicos alertam que a substância "não é aprovada por nenhuma agência farmacêutica, nem europeia nem americana", embora também não seja proibida. Por isso, só pode ser comprada online. Foto: Reprodução Instagram @cali_tan_

O trabalho dos influenciadores é promover produtos ou serviços e é a verdade é que o mercado de moda e beleza ganhou outras perspectivas com o advento das redes sociais e destes profissionais que ganham a vida nestas plataformas. São centenas de conteúdos gerados, seja por vídeo, foto ou texto, todos os dias através das plataformas digitais.

ANÚNCIO

Técnicas de beleza e saúde estão entre as temáticas que mais geram atenção do público, que mais engajam, para usarmos uma expressão própria da comunicação digital.

Mas, atualmente existe uma trend nas redes sociais que está viralizando entre centenas de influenciadores e influenciadores nas últimas semanas. Eles estão promovendo e spray nasal que, segundo eles, é o segredo para ter a pele bronzeada o ano todo.

O produto, conhecido como “droga Barbie”, promete te dar um bronzeado perfeito sem passar horas no sol. Parece bom demais para ser verdade, e tudo indica que é.

@fendo_official1

Buzzing to try this nasal spray 🤩🥇🖤🤍❤️💚✌🏽🙋🏽‍♀️🏆

♬ original sound - FENDO🖤🤍❤️💚✌🏽🫡

“É irresponsável divulgar esses produtos e dizer onde eles podem ser encontrados. É incrivelmente perigoso”, disse a dermatologista Catriona Ryan ao programa de notícias irlandês Newstalk Breakfast.

Recomendados

As pessoas tiveram desde efeitos colaterais menores, como tontura e náusea, até os mais graves, como insuficiência renal e problemas de pressão alta por consumirem melanotan, o nome real do produto. Embora o que realmente preocupa os médicos são as complicações da pele.

A “droga Barbie” funciona aumentando a produção de pigmentos na pele para produzir um bronzeado, o que pode levar à geração de melanomas; um tipo de câncer de pele que pode ser fatal.

Segundo os especialistas, altera a forma e a cor dos sinais de beleza, que eram totalmente benignos, e que podem passar a serem muito perigosos.

Esta substância “não é aprovada por nenhuma agência farmacêutica, nem europeia nem americana”, embora também não seja proibida. Por isso, só pode ser comprada online, disse Sebastian Podlipnik, dermatologista do Hospital Clínico de Barcelona, ao canal de TV espanhol Antena 3.

Especialistas alertam para o aumento do uso indiscriminado dessa droga e culpam a popularidade que ganhou graças aos influenciadores do TikTok.

“Meus colegas têm visto cada vez mais casos. Infelizmente, o motivo do aumento exponencial de seu uso são os influenciadores falando sobre o produto nas redes sociais e até dizendo onde o conseguiram”, disse o Dr. Ryan.

Tags

Últimas Notícias