Social

Civis são mortos em explosão durante orações em homenagem a mãe de um combatente do Talibã

A explosão aconteceu próximo a mesquita Eid Gah, até o momento nenhum grupo assumiu a autoria do atentado.

Explosão próxima a mesquita deixa mortos e feridos no Afeganistão

Ao menos dois civis morreram em um atentado a bomba nas proximidades da entrada da mesquita de Eid Gah. A informação foi disponibilizada pelo porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid.

Segundo notícia divulgada pelo The Mirror, o combatente se pronunciou sobre o ocorrido através de sua conta no Twitter: “A explosão de uma bomba abalou uma reunião de civis perto da entrada da mesquita Eid Gah em Cabul nesta tarde, deixando vários mortos”.

Relatos apontam que a explosão ocorreu durante uma oração realizada em memória da mãe de Mujahid, que faleceu na última semana.

Recomendados

Até o momento, ninguém assumiu a responsabilidade pelo ataque, mas a quantidade de atentados realizados pelo ISIS aumentou significativamente desde que o Talibã assumiu o controle do Afeganistão no mês de agosto.

Até o momento não se tem informações sobre a quantidade exata de mortos e feridos na explosão

Em relato divulgado pela Al Jazeera, foi divulgado que os mortos no ataque eram civis que estavam no lado exterior do portão da mesquita, que é a segunda maior da capital, Cabul. Além de sua grandiosidade, a mesquita de Eid Gah também é considerada uma das mesquitas mais tradicionais do Afeganistão.

Um lojista da região relatou que o Talibã bloqueou a entrada da mesquita momentos antes da explosão. “Eu ouvi um som de explosão nas proximidades da mesquita Eid Gah, seguido pelo disparo de tiros”, relatou.

Confira também:

Os feridos foram direcionados para o Hospital de Emergência de Cabul. Jornalistas presentes no local relataram que diversas pessoas foram vistas com roupas ensanguentadas no local. Alguns dos feridos estão sendo tratados em um hospital não governamental, financiado pela Itália.

Em agosto, durante os tumultos que tomaram os arredores do aeroporto internacional da Cabul, ocorreram atentados a bomba que vitimaram civis e militares, matando ao menos 72 pessoas e ferindo mais de 100. A responsabilidade destes ataques foi assumida pelo ISIS-K, célula regional do Estado Islâmico que opera no Afeganistão e Paquistão.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos