Foco

Tigre morre de pneumonia após ser diagnosticado com covid-19 nos EUA

Animal começou a apresentar os primeiros sinais da doença há menos de 10 dias

Júpiter, tigre de 14 anos que morreu após contrair covid-19
Júpiter, tigre de 14 anos que morreu após contrair covid-19 (Divulgação/Columbus Zoo and Aquarium)

Em um raro caso de animal morto em decorrência da covid-19, um tigre-siberiano de 14 anos morreu de pneumonia após ter contraído a doença, no último domingo, Columbus Zoo and Aquarium de Ohio, nos Estados Unidos.

ANÚNCIO

Segundo o zoológico, Jupiter, como era conhecido o animal, já sofria de outras doenças crônicas, o que o tornou mais vulnerável ao coronavírus.

O tigre começou a apresentar os primeiros sinais da doença há menos de 10 dias, quando parou de comer e começou a ficar mais tempo deitado. Um exame realizado em seguida deu positivo para a infecção, mas mesmo com o tratamento o animal não resistiu.

Recomendados

Desde sua morte, todos os trabalhadores do zoológico que cuidam de felinos e grandes símios estão sendo obrigados a usar máscaras de proteção quanto estiverem a menos de um metro e meio dos animais.

Há poucos casos documentados de animais mortos por covid-19. Entre cães e gatos, os casos de animais que adoeceram são raríssimos e mais raros os que foram a óbito.

LEIA TAMBÉM: Essas são as raças de cães mais antigas

Transmissão animal x ser humano

Cientistas na Tailândia comprovaram pela primeira vez que gatos são capazes de transmitir o vírus SARS-CoV-2 para os seres humanos.

A descoberta foi feita por acidente, após um gato infectado espirrar no rosto de uma veterinária que não usava proteção adequada. Três dias depois, ela começou a manifestar os sintomas da doença. Uma análise de DNA comprovou ser o mesmo vírus que estava no gato.

Apesar da conclusão, as chances de contaminação de gatos para humanos são, segundo os cientistas, extremamente baixas, já que os animais não eliminam o vírus em grande quantidade pela saliva ou catarro.

Pode interessar também:

Tags

Últimas Notícias