Foco

Governo de São Paulo triplica desconto no IPVA de 2022 e amplia parcelamento

Proprietários de veículos usados que quitarem o imposto antecipadamente, em cota única, terão desconto de 9%

Governo anuncia mudanças no IPVA 2022

O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta terça-feira (21) um pacote de descontos no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2022. Além disso, estendeu o prazo de pagamento, de três para cinco parcelas, começando em fevereiro.

Os proprietários de veículos usados que quitarem o imposto antecipadamente, em cota única, em janeiro, terão desconto de 9%. Para os que pagarem o tributo integralmente em fevereiro, ou preferirem parcelar, a redução será de 5%. Para os donos de veículos 0 km, o desconto continua de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal, e os que preferirem também poderão parcelar em cinco vezes, sem desconto.

LEIA TAMBÉM:

Recomendados

Normalmente, os valores venais dos veículos caem de um ano para outro – e o mesmo acontece com o IPVA. Este ano, no entanto, a inflação e o câmbio em alta no país, além da falta de componentes eletrônicos, provocaram um aumento fora do comum no preço dos veículos novos e até a falta de alguns modelos. Com isso, cresceu a procura por veículos usados, que também ficaram mais caros. Em 2021, o valor venal dos veículos subiu 22,54% em média, segundo a pesquisa anual feita pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para a Secretaria de Fazenda e Planejamento.

“Devido à alta da inflação e do dólar e da falta de suprimentos para a indústria automobilística, os preços dos veículos subiram. É um dos reflexos da pandemia. Por isso, o governo de São Paulo ampliou o número de parcelas de pagamento, de três para cinco, e concedeu um desconto maior. É a forma de atenuar a situação”, explicou o secretário da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles.

Um ofício com as mudanças propostas pelo governo será encaminhado à Assembleia Legislativa de São Paulo para seu aval. A resolução com a tabela com os valores venais de 12.221 diferentes marcas, modelos e versões de veículos será publicada na quarta-feira (22), no Diário Oficial do Estado e poderá ser consultada na internet.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos