Foco

Fechamento de bilheterias em estações do Metrô e da CPTM é adiado em SP

Decisão ocorre após reclamações de usuários sobre problemas para aquisição do novo bilhete TOP

Governo de SP inaugura estação João Dias da CPTM
Após problemas para aquisição do bilhete TOP, governo de SP adia fechamento de bilheterias no Metrô e CPTM Governo do Estado de São Paulo (Sergio Andrade/Divulgação)

A Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos adiou o prazo para desativar as bilheterias das estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em São Paulo. A decisão ocorre após uma série de problemas e reclamações de usuários sobre o novo bilhete TOP. Ainda não foi divulgada uma nova data para implantação da medida.

ANÚNCIO

A previsão do governo paulista era de fechar todas as bilheterias até o final deste ano nas estações Belém, na Linha 3-Vermelha do Metrô, e Granja Julieta, na Linha 9-Esmeralda da CPTM, colocando totens de autoatendimento e pontos de venda perto dos locais de embarque para ofertar e permitir a compra do bilhete QR Code.

LEIA TAMBÉM:

Recomendado:

Esse processo começou em outubro, com a redução do horário de funcionamento das bilheterias de algumas estações. Porém, os usuários continuaram reclamando sobre dificuldades para comprar os bilhetes nos totens e, na terça-feira (7), a secretaria anunciou que o fechamento dos postos de atendimento será suspenso temporariamente.

Segundo o governo, a substituição das bilheterias tradicionais faz parte do plano de modernização dos meios de pagamento. Além da opção de compra do bilhete para embarque nas máquinas de autoatendimento e nos estabelecimentos comerciais parceiros, o objetivo é incentivar o cidadão a comprar sua passagem por meios digitais antes mesmo de chegar na estação.

Apesar disso, foram apontados problemas como falta constante de papel e totens desligados nas estações.

Cartão Bom

A partir de janeiro de 2022 também não vai ser possível carregar o antigo Cartão Bom. Porém, não há como transferir o saldo residual para o novo cartão TOP.

O Ministério Público de São Paulo questionou a secretaria sobre essa falta de transferência do saldo que restar, já que, como não será mais permitida a recarga, os valores que não forem suficientes para pagar uma passagem inteira poderão ser perdidos pelos passageiros.

A secretaria garantiu que o Cartão Bom vai continuar funcionando para quem tem créditos até o fim da utilização do saldo.

Tags


Últimas Notícias