Foco

Cidades do ABC Paulista cancelam festas de réveillon e carnaval

Decisão ocorre após confirmação de casos da variante ômicron e também por dificuldades financeiras

Amor de Carnaval pode durar?

As cidades do ABC Paulista cancelaram as festividades de fim de ano e carnaval de 2022 em função da confirmação de casos da variante ômicron da covid-19 e também por dificuldades financeiras. Em nota, as cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra confirmaram a suspensão de festividades mesmo ao ar livre.

O Metro World News ainda aguarda o posicionamento da Prefeitura de Mauá.

O assunto deve ser debatido em conjunto pelas sete cidades, na próxima terça-feira (7), durante reunião no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Na capital, a prefeitura também anunciou que não serão realizadas festas de réveillon e manteve o uso obrigatório de máscaras para prevenir o coronavírus.

Recomendados

O governo paulista também já determinou o cancelamento das festas de ano novo e a manutenção da obrigatoriedade do uso da máscara de proteção em ambientes fechados e abertos.

LEIA TAMBÉM:

Em Santo André, a prefeitura destacou que não vai permitir o carnaval de rua no ano que vem. “A decisão leva em conta o risco de transmissão do coronavírus em meio ao surgimento de uma nova variante que pode resultar em aumento no número de casos no país. Ressaltamos, no entanto, que essa decisão precisa ser debatida regionalmente e adotada de maneira uniforme, porque as pessoas podem sair de uma cidade e ir para o carnaval em outro município [do Grande ABC]”, disse no texto.

Assim, a prefeitura andreense destacou que “a decisão será oficializada na semana que vem, após reunião entre os prefeitos no Consórcio Intermunicipal Grande ABC.”

Em São Bernardo, a prefeitura informou que não terá programação para o réveillon na cidade, assim como foi cancelado o Festival de Verão, tradicionalmente realizado em janeiro.

Sobre o carnaval, São Bernardo destacou que a realização está proibida na cidade, mesmo por parte de blocos independentes, e que “não repassa, desde 2017, recursos à organização das escolas de samba, como parte do plano de austeridade econômica.”

A cidade também ampliou as restrições para o comércio, sendo que, a partir do dia 13 de dezembro, bares, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais poderão funcionar até as 2h.

Já a Prefeitura de São Caetano do Sul informou que “não realizará nenhuma das duas festas, réveillon nem carnaval.”

Em Diadema, a prefeitura destacou que “o município não realizará festividades de ano novo e carnaval em 2022. A medida foi confirmada, nesta manhã (2), por uma deliberação do Comitê Intersecretarial de Acompanhamento das Ações para Combate à covid-19 de Diadema frente à pandemia pelo coronavírus e a chegada da variante ômicron no país.”

A administração ressaltou, ainda, que Diadema “segue fazendo o monitoramento diário dos casos referentes à transmissão do coronavírus na cidade para adotar todas as medidas que se façam necessárias, a depender do cenário epidemiológico apresentado.”

Em Ribeirão Pires, também não há previsão de festa de réveillon, segundo a prefeitura. “Quanto ao carnaval, as festividades serão canceladas. O decreto com o regramento deverá ser publicado nos próximos dias”, destacou o município, em nota.

A Prefeitura de Rio Grande da Serra destacou que “por causa das dificuldades financeiras não irá realizar atividades no Ano Novo e no carnaval.”

Variante ômicron

No Brasil, já foram registrados cinco casos de pacientes infectados com a nova variante, três deles em São Paulo e dois no distrito Federal.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, os cinco casos são de pessoas que vieram de países sul-africanos e chegaram ao Brasil pelo Aeroporto de Guarulhos.

Todos os diagnosticados estão sendo mantidos em isolamento e apenas um deles apresenta sintomas.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos