Foco

Covid-19: hospital de campanha do Ibirapuera vai receber pacientes do interior de São Paulo

A partir desta quarta-feira (8), o Hospital de Campanha do Ibirapuera, na capital paulista, passará a atender pacientes infectados pelo novo coronavírus vindos de regiões do interior do Estado. O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB) em coletiva de imprensa.

Segundo o tucano, a medida visa economizar gastos públicos, poupando a construção de novos hospitais de campanha em outras regiões de São Paulo e aliviando a pressão sobre o sistema hospitalar de cidades interioranas.

LEIA MAIS:
Entregadores de app se reúnem com Rodrigo Maia para apresentar demandas
Varejo vendeu 13,9% mais em maio, diz IBGE

Recomendados

“A partir de agora ele [o hospital do Ibirapuera] passará a receber, preferencialmente, pacientes da região de Campinas e também de outras regiões do interior do estado de São Paulo para permitir o atendimento correto e efetivo, sem o aumento de custo», diz o governador. «Não há necessidade de montar um hospital de campanha em Campinas, por exemplo, se temos um aqui montado, em boas condições e seguindo as regras sanitárias”.

Ainda haverão gastos com transporte de pacientes, UTIs móveis e ambulâncias comuns, porém Doria garante que a medida será mais barata e eficiente.

O Hospital de Campanha do Ibirapuera foi instalado no Ginásio do Ibirapuera no dia 1º de maio deste ano e tem 240 leitos de enfermaria e 28 leitos de estabilização (equipados com recursos para tratamento de pacientes mais graves) para tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

Os hospitais de campanha recebem pacientes com sintomas de covid-19 de baixa e média complexidade, transferidos dos equipamentos de saúde. No caso do Ibirapuera, ele recebia, até então, pacientes de unidades de saúde da capital e da região metropolitana. Mas, com a diminuição de casos da covid-19 na capital e na região metropolitana – e com o aumento expressivo pelo interior do estado, o hospital do Ibirapuera vai agora ajudar a absorver essa demanda.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos