Os foliões devem ficar atentos ao usar cartões de crédito ou débito em eventos com aglomerações de pessoas no Carnaval. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o golpe da troca do cartão é o mais comum neste período do ano.
ANÚNCIO
O golpista se passa por vendedor ambulante e se aproveita de um momento de distração do folião. Ao entregar a maquininha, ele presta atenção na senha digitada, ou faz a vítima colocar a senha no campo do valor da compra. Em seguida, troca o cartão por outro parecido. A troca só será percebida quando a pessoa tentar usar o cartão.
Veja também:
6 a cada 10 veículos furtados ou roubados em São Paulo não são recuperados
Pré-Carnaval alegra milhares em São Paulo, mas é marcado por violência
Recomendado:
Rotina de medo e ameaças: mãe diz que filha assassinada a tiros por mecânico vivia apavorada
Caso von Richthofen: único culpado ainda preso, Cristian Cravinhos quer voltar ao regime aberto
Jovem confessa que matou e enterrou corpo de namorada por suspeitar de traição, no litoral de SP
“Fique sempre atento ao seu cartão e confira a devolução. Veja se os números da sua senha estão aparecendo na tela quando você a digita: isso não pode acontecer; lembre-se que o campo de senha mostra apenas asteriscos”, alerta Adriano Volpini, diretor da comissão de prevenção a fraudes da Febraban, que divulgou vídeos nas suas redes sociais alertando sobre golpes nesta época do ano.
Outra fraude frequente é o golpista digitar o valor errado na maquininha, elevando uma compra de R$ 5, por exemplo, para R$ 50, R$ 500 ou até R$ 5.000.
Também é muito comum neste período do ano o golpe da dupla operação, quando o “vendedor” finge que seu cartão não passou e, com outra maquininha, cobra novamente o mesmo valor.
Celular com app do banco
Também é importante o cliente avisar o banco sobre o roubo, furto ou perda do celular. “Assim, a instituição financeira poderá bloquear a conta e impedir que os bandidos realizem qualquer operação”, afirma Volpini.
A vítima de golpe deve registrar boletim de ocorrência e entrar em contato com o banco para contestar o débito. “Lembre-se de anotar todos os protocolos e guardar os documentos que podem ser usados como provas”, diz o Idec (Instituo Brasileiro de Defesa do Consumidor). Se o banco se negar a devolver os valores, o cliente pode registrar reclamação em um órgão de defesa do consumidor e buscar a Justiça.
Folia com segurança
Confira as dicas para evitar cair em golpes
- Nunca empreste ou entregue o cartão para ninguém e nunca o perca de vista. Pode haver a troca do cartão sem que você perceba
- Não deixe que o cartão fique longe do seu controle, confira o valor e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha
- Ao pegar o cartão de volta, veja se é o seu nome que está nele
- Solicite a via do comprovante e confira o valor impresso da compra
- Sempre que possível, passe você mesmo o cartão na maquininha
- Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, ligue imediatamente para a Central de Atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão. Em caso de roubo, também registre um boletim de ocorrência
- Cadastre-se para receber avisos por SMS ou e-mail a cada transação realizada com seu cartão para identificar fraudes com rapidez
- Quando for destruir um cartão, corte o chip ao meio. É possível fazer transações se o chip estiver intacto
- Nunca guarde a senha junto ao cartão. Isso minimiza o risco em casos de perda ou roubo
- Tome cuidado com esbarrões ou encontros acidentais que possam levar a perder de vista, temporariamente, o seu cartão. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, ligue imediatamente para o banco e solicite o cancelamento do cartão
Fonte: Febraban