Foco

‘Só tenha filhos que puder criar’: A polêmica campanha da prefeitura Quaraí

Reprodução/Facebook

Um outdoor chamou a atenção de quem passou por Quaraí, pequeno município no Rio Grande do Sul. É que uma campanha sobre planejamento familiar, promovida pela prefeitura com a Secretaria Municipal da Saúde, continha os dizeres: «Só tenha os filhos que puder criar. Não tem condições emocionais, pessoais e econômicas? Pense bem antes de ter filhos.» E convidava o engajamento pelas redes sociais, com o uso da hashtag #AEscolhaÉSua.

ANÚNCIO

A ação revoltou uma das moradores, que publicou a imagem em seu perfil no Facebook no dia 6 de maio, uma semana antes do Dia das Mães. A repercussão foi intensa, com quase 130 mil compartilhamentos, até que ganhou a atenção mídia nesta semana.

Está campanha e da Prefeitura Municipal de Quarai !!!!

Posted by Sinara Fernandez on Sunday, May 6, 2018

Na internet, contudo, as opiniões divergiram. Muitos apoiaram a campanha, alegando que planejamento familiar é questão de responsabilidade. «Bom seria se todos pensassem e colocassem em prática. Filho precisa de carinho, educação, moradia!», escreveu uma internauta.

Recomendados

Outra, por sua vez, defendeu a liberdade de escolha da mulher. «Isso é no mínimo uma invasão aos direitos individuais. O papel do governo é administrar o dinheiro público de forma prática, honesta e eficiente e não de dar pitaco na decisão pessoal do indivíduo. Dá emprego e educação decente pro povo, que daí essa falta de respeito com os direitos deles não será necessária.»

Também pelo Facebook, a secretária municipal da Saúde de Quaraí, Fabiana Saldanha, afirmou que a intenção da campanha era justamente contribuir para a reflexão sobre o assunto. «Não estamos pautando a questão de ter ou não ter, mas sim a questão de ter condições no mais amplo sentido de uma autoavaliação, ser responsável por nossas escolhas.»

Tags

Últimas Notícias