Foco

Não sabe como agir durante um temporal? Veja essas dicas de segurança

Chuva intensa, enchentes, quedas de árvore, trânsito caótico. No verão, esse cenário se torna cada vez mais frequente para quem mora na cidade de São Paulo. Nem sempre sabemos a melhor maneira de reagir durante um temporal, mas o segredo é estar preparado e conhecer algumas medidas de segurança.

No site do Corpo de Bombeiros há uma cartilha sobre como evitar situações de risco. O Metro Jornal destacou algumas dicas que você confere abaixo:

  1. Antes de sair de casa, consulte a previsão do tempo.
  2. Se for passar por locais que frequentemente têm enchentes, procure rotas alternativas.
  3. Se já está em um local seguro, não enfrente a inundação. Uma correnteza de 15 cm de altura é capaz de derrubar uma pessoa.
  4. Só ande pela enchente se for procurar um local seguro. Evite andar próximo a postes de energia, árvores, bancas de jornais ou qualquer local alto, pois eles têm as maiores chances de serem atingidos por um raio. Procure andar próximo aos muros nas calçadas.
  5. Não atravesse ruas alagadas. Há perigo de choque, caso alguma fiação tenha caído na água, e risco de cair em bueiros abertos.
  6. Evite passar por pontes ou passarelas improvisadas.
  7. Se estiver dentro de um carro, fique atento para o nível da água. Se ela estiver cobrindo metade da roda, é um sinal de alerta. Se a água cobrir a roda toda, abandone o veículo.
  8. Quando estiver dirigindo, evite enfrentar a inundação. O limite da água é o nível do escapamento, seja do carro ou da motocicleta.

Previna enchentes

Recomendados

Algumas medidas também podem ser adotadas para evitar tragédias em épocas de chuva. Mantenha limpos os ralos e calhas da sua residência e programe-se para deixar o lixo na rua em horários próximos da coleta seletiva — isso evita que eles fiquem expostos por muito tempo e venham a entupir os bueiros. Também vale ressaltar a importância de não jogar lixo nas ruas. Guarde os resíduos no bolso ou em uma sacola até que encontre uma lixeira.

Locais de risco

Se você não sabe se mora em um local de risco, procure Defesa Civil da sua cidade pelo telefone 199 para se informar. Alguns dos sinais de desabamento são rachaduras nas paredes, no chão do terreno e nos barrancos ou se após chuvas intensas as portas e janelas ficam emperradas. Também vale ficar atento a postes, cercas ou árvores inclinados ou se canos com água de chuva ou de esgoto causarem infiltrações no terreno ou nas encostas. Se durante um temporal a água invadir a sua residência, saia e procure um lugar seguro para se abrigar.

Em casos de emergência

Tente manter a calma e ligue para o 193, o número dos bombeiros. Passe o endereço do local com o nome da cidade, rua, número e algum ponto de referência.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos