Foco

Multas caem no geral em São Paulo, mas ‘canetadas’ sobem

Rubens Cavallari/ Folhapress

Não pense que por saber onde estão os radares do seu caminho você está livre de ser flagrado em infração de trânsito. As multas aplicadas por agentes de trânsito e policiais foram na contramão da tendência na cidade e aumentaram no primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados do Painel de Mobilidade Segura.

ANÚNCIO

Enquanto as autuações no geral caíram 13% e as feitas por radar se reduziram mais ainda, em 18%, os flagrantes de fiscais humanos cresceram 7%, de 778.484 para 833.115.

As infrações mais multadas no período foram ‘furar’ a Zona Azul, estacionar em local proibido e o dirigir ao celular  – seja manuseando (teclando), segurando ou utilizando (veja quadro).

Recomendados

Essa última infração, aliás, tem sido cada vez mais alvo de campanhas para que os motoristas a reduzam. O diretor-presidente do  ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), José Aurélio Ramalho, comparou a ação de dirigir digitando a uma venda colocada nos olhos do motorista. “Quando abaixa para olhar o celular, você fica cego para o trânsito. Não há a venda nos olhos, mas tecnicamente é a mesma coisa.”

Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes disse que vem “trabalhando para aumentar a segurança do trânsito, com planejamento, sinalização e fiscalização” e “que o comportamento do condutor precisa ser levado em consideração e é determinante para o cumprimento das regras de trânsito”.

Tags

Últimas Notícias