Foco

Candidato à Prefeitura de Cariacica, Adilson diz que é preciso fazer cortes

Captura de Tela 2016-08-17 às 20.47.10selo-eleicoes-2016 eleicaoCom experiência no Legislativo municipal, Adilson Avelina (PSB) acredita que é o nome mais bem preparado ao comando da prefeitura de Cariacica. O socialista volta a concorrer à administração do município, onde perdeu a disputa em 2012, em um novo partido e com o apoio do ex-governador Renato Casagrande. É da administração estadual anterior, inclusive,  que busca inspiração para apresentar suas propostas, como o Estado Presente — um programa de voltado para ações sociais e de redução da violência. Avelina conta um pouco de seus projetos nesta entrevista.

ANÚNCIO

NOVA DISPUTA

Coloco o meu nome para avaliação dos eleitores  de Cariacica devido à situação em que o município se encontra. Quando fui presidente da Câmara Municipal (2009), participei de uma gestão que desenvolveu a cidade, e é muito triste ver que hoje a realidade é bem diferente. Por isso, esse meu desejo, minha vontade de assumir a prefeitura e contribuir com a retomada do desenvolvimento de Cariacica.

EXPERIÊNCIA

Quando assumi, a Câmara estava no fundo do poço por  problemas de gestão. Naquele momento conseguimos, pela primeira vez na história do Legislativo municipal, devolver
R$ 300 mil ao Executivo da época. O valor pode parecer pouco, mas nunca havia acontecido uma devolução nesse volume. Isso significa que, como presidente,  pude participar diretamente do desenvolvimento do município.  Falo isso porque,  na medida que o Legislativo é o segundo poder do município, se o presidente quiser atrapalhar o prefeito, atrapalha. E ali, não. Eu participei votando leis de interesse do município, como a que favorece às micro e pequenas empresas. Cariacica foi a segunda cidade no País a votar uma lei de apoio aos pequenos empreendedores. Contribuí também, nesse contexto, com a vinda de várias empresas para Cariacica, fazendo articulação direta com o Executivo. Esses são alguns exemplos que demonstram por que acredito que estou preparado para tirar Cariacica do fundo do poço.

ELEIÇÃO PERDIDA

Espero desta vez convencer o eleitor. Pretendo demonstrar que quem assumiu uma Câmara como eu, cheia de problemas, e conseguiu administrar, cortando despesas como viagens e várias outras situações para beneficiar diretamente o município, tem condições de assumir a prefeitura.  Acredito que estou preparado para dar minha contribuição ao Executivo com a experiência que adquiri na Câmara.

ANÚNCIO

PRIORIDADE

Em todo o país, o quadro da saúde é muito crítico, mas, em Cariacica, acho que a situação é mais aguda. Então, meu primeiro ponto a trabalhar é uma gestão que ofereça à população uma saúde de qualidade. Saúde é vida, e, por isso, não adianta priorizar outras áreas enquanto as pessoas estão sem atendimento adequado nos postos. Ainda assim, também estão na minha lista de prioridades a educação e o desenvolvimento econômico porque, acredito, uma coisa puxa a outra.

ATUAÇÃO

Primeiro, a ideia é incentivar os funcionários (da saúde) porque, sem motivação, não há boa mão de obra. E como fazer?  Precisamos mostrar para o servidor, efetivo ou não, a importância que  ele tem para o desenvolvimento do município. Claro que  isso precisa vir com um bom salário. Vou fazer um estudo do orçamento do município para poder oferecer salário adequado à categoria e, em contrapartida, exigir. À medida que o município paga bem, tem condições de exigir mais. Acredito que a saúde, como as demais áreas da administração em Cariacica, precisa de uma boa gestão.

CORTES
O  grande desafio hoje, ao assumir a prefeitura, é poder oferecer para o cidadão serviços de qualidade. Hoje, a máquina está inchada, e o gestor que incha a máquina sabe que não vão sobrar recursos para investimento. Então, o primeiro passo, assumindo a prefeitura, é realizar imediatamente um corte de 20% a 30% nos cargos comissionados. Também é fundamental conscientizar o cidadão de Cariacica sobre a importância de pagar o IPTU. Fazer um projeto isentando a população que não tem ruas pavimentadas (proposta da atual administração, aprovada ano passado) é contraditório. Quando a população não paga, acaba não recebendo nenhum tipo de obra em contrapartida, e o município fica travado, como se encontra hoje.  O desafio, portanto, é reduzir o gasto da máquina, que hoje é altíssimo, e aumentar a arrecadação.

REDES SOCIAIS

As redes sociais hoje têm uma grande importância nas campanhas, sobretudo naquelas com poucos recursos, como a que estou fazendo. Mas nada substitui a necessidade de estar na rua, olhar no olho do eleitor, subir morro, descer morro e falar para o eleitor por que quero ser prefeito da cidade. O segredo é comprar pares de sapato e andar, com uma garrafinha de água do lado, pegar na mão do eleitor, conversar e ouvir o que ele tem a dizer. É um bom desafio porque, à medida que a gente ouve, consegue fazer um diagnóstico da cidade para saber as demandas da população e trabalhar para atendê-las.

FILIAÇÃO

Tenho o apoio do ex-governador Renato Casagrande e do deputado federal Paulo Foleto. O PSB deu uma grande contribuição para o Estado do Espírito Santo em várias áreas, como na saúde e educação. Sem dúvida alguma a população de Cariacica saberá reconhecer também a administração do PSB no governo do Estado, apoiando a minha candidatura.  Durante a administração de Casagrande, Cariacica foi contemplada com muitos investimentos do ex-governador. O governo realizou vários projetos que deram certo e que pretendo trazer para a realidade de Cariacica, implantar o que o município precisar. Acredito que o PSB tem muito a contribuir com a minha administração. Tenho certeza de que fiz uma boa escolha ao me filiar ao partido e não pretendo sair.

ESTADO PRESENTE

Na área da segurança, um dos projetos de destaque do governo Renato Casagrande foi o Estado Presente, que possibilitou a diminuição significativa da criminalidade, não só em Cariacica, mas em vários municípios do Espírito Santo.  Então, essa é uma ideia que pretendo adaptar para a realidade do município e implantar. Também quero adotar as clínicas para atendimento e tratamento de dependentes químicos, entre vários outros projetos que, se eu chegar à prefeitura de Cariacica, vão ser analisados para que possa ser usado conforme a realidade do município.

INVESTIMENTO

A questão do desenvolvimento econômico é fundamental para que Cariacica volte a crescer. Atualmente, o município perde várias empresas para a vizinha Viana. Por que será que estão saindo? Será que, em Viana, encontram uma administração mais séria? Vou ter um olhar especial para essa área porque, somente com desenvolvimento será possível voltar a gerar emprego e renda para a cidade, atendendo às necessidades dos cidadãos de Cariacica.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias