Foco

Período de ocupação em escolas de São Paulo será reposto durante as férias

Godofredo Furtado foi ocupada na manhã de terça-feira | André Porto/Metro
Godofredo Furtado foi ocupada na manhã de terça-feira | André Porto/Metro

ANÚNCIO

O secretário estadual da Educação, Herman Voorwald, disse nesta terça-feira que as escolas estaduais ocupadas por estudantes terão de repor as aulas dos dias parados para conseguir cumprir os 200 dias letivos de 2015.

O governo decidiu considerar o período das ocupações como recesso escolar, e afirmou que as reposições deverão ser feitas entre os dias 18 e 23 de dezembro. Caberá às unidades de ensino organizar esse calendário de aulas.

Ontem, segundo a secretaria, ao menos 34 escolas estavam ocupadas por alunos contrários ao projeto de reorganização da rede estadual. Já a página “Mal-Educado”, no Facebook, que cobre as manifestações, fala em 43 colégios tomados pelos estudantes.

A reorganização divide parte dos colégios por ciclos únicos de ensino (anos iniciais e finais do fundamental e o médio). Ela deve fechar 92 escolas no Estado e afetar 311 mil alunos.

O secretário Voorwald afirmou ontem que “não há outro caminho” senão a reintegração das escolas da rede ocupadas por alunos desde a semana passada.

Ele defende que existem documentos nas escolas que precisam ser protegidos, por isso a necessidade de reaver os espaços. “Há documentos na escola sobre funcionários e a vida escolar do aluno. A ocupação está impedindo os direitos dos alunos à educação”, afirmou.

ANÚNCIO

O secretário criticou outros movimentos que também ocuparam as escolas, como o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto). “O diálogo tem de ser feito com estudantes, pais e  professores, não com entidades que não têm a pauta da educação”, disse.

Resistência

Ocupada na manhã de ontem, a escola  Godofredo Furtado, em Pinheiros (zona oeste), sofreu resistência da direção do colégio. Parte das instalações, como a cozinha, não puderam ser tomadas, o que obrigou os alunos a trazerem comida pronta para ser consumida.

“Estamos aqui para defender nosso poder de escolha. Nós estudamos no Godofredo Furtado porque escolhemos estar aqui e não queremos sair”, explicou o estudante Rogério Luna,
de 17 anos.

Estado antecipa transferências de unidades

O governo estadual antecipou a janela de transferências da rede estadual de ensino para este mês, entre hoje e o dia 25 de novembro. Normalmente feito em janeiro, o período foi adiantado para atender à alta demanda, com a reorganização da rede.

Os pais e alunos que não estiverem de acordo com a nova escola após a reorganização devem pedir transferência na própria unidade de interesse.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias