Foco

Concurso para alvarás dos Táxis Pretos em SP já tem quase 2 mil candidatos

Quase 2 mil taxistas se cadastraram no site da Secretaria Municipal de Transportes para concorrer aos alvarás dos Táxis Pretos. O prazo para o cadastro dos interessados começou nesta terça-feira, em que 5 mil permissões serão distribuídas pela prefeitura de São Paulo.

ANÚNCIO

Mulheres e profissionais que atuam como segundo condutor em táxis comuns têm preferência.

Mesmo com a permissão dos Táxis Pretos, o diretor do Departamento de Transportes Públicos, Daniel Teles Ribeiro, disse que a fiscalização sobre o transporte clandestino de passageiros continuará. Neste ano, foram apreendidos 113 veículos, muitos ligados ao serviço Uber, e as empresas responsáveis receberam notificação.

No dia 8 de outubro, a prefeitura de São Paulo enquadrou o Uber a algumas normas, o que levou à criação da modalidade dos Táxis Pretos e à proibição do serviço como ele funcionava.

O prefeito Fernando Haddad anunciou as novas regras para os Táxis Pretos e destacou que, entre as exigências, está a forma de contratação do serviço, que deverá ser apenas por meio do aplicativo no celular e não pode ser solicitado em pontos, como acontece com os táxis. O Táxi Preto também não poderá circular na faixa de ônibus, mesmo com passageiros.

Além disso, os carros devem seguir um padrão. Assim como os táxis comuns devem ser brancos, os carros dessa modalidade devem ser pretos, ter quatro portas e no máximo cinco anos de uso, caracterizando um perfil mais luxuoso.

Os veículos também não terão taxímetros. O motorista definirá o valor da corrida e pagar uma licença à prefeitura.

ANÚNCIO

Haddad anunciou a liberação dos cinco mil alvarás para uso de aplicativos apenas para motoristas que possuem o Condutax, autorização para conduzir esse tipo de veículo. O próprio prefeito disse que há 40 mil pessoas aguardando a liberação do Condutax.

Das cinco mil vagas, que serão obrigadas a utilizarem algum aplicativo cadastrado na prefeitura, 2.500 serão para quem já atua como segundo motorista (pagando diárias para cooperativas) e outras 2.500 para quem apenas possui o Condutax, havendo uma reserva de 50% para mulheres.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias