Estilo de Vida

Siga estes conselhos para evitar que o seu animal de estimação sofra no calor

Não leve seu animal de estimação para a rua entre as 10h da manhã e as 4h da tarde, para evitar queimaduras de primeiro e segundo grau em suas patas

Mascotas.
Animais de estimação En temporada de calor, hay cuidados especiales que debes tener con tu perro o gato para evitar enfermedades. (Foto: Cortesía Maka Recetas)

ANÚNCIO

De acordo com Fausto Reyes Delgado, diretor Médico e de Assuntos Institucionais do Hospital Veterinário UNAM-Bansfield, os animais de estimação podem ser suscetíveis a um golpe de calor; normalmente um cão tem uma temperatura corporal de 37,5 a 39 graus Celsius, mas em um cão com golpe de calor, essa temperatura pode chegar de 41 a 43 graus.

ANÚNCIO

Uma temperatura tão alta pode causar na mascote lesões nas células nervosas e nos vasos sanguíneos, sangramento interno, hematomas em diferentes partes do corpo, dificuldade para respirar e até mesmo provocar a morte. Por isso, os cães precisam estar em um local ventilado e fresco, como a casa.

O Dr. Reyes Delgado recomenda sempre levar os cães com coleira, pois quando estão soltos podem ingerir qualquer coisa que encontram no chão e adoecer. Por outro lado, não é aconselhável dar-lhes alimentos crus, pois, com o calor, contaminam-se facilmente. Além disso, é conveniente não retirar a comida das embalagens, uma vez que estas foram projetadas para conservá-la e manter sua qualidade.

Siga estes conselhos para proteger o seu pet

  • Evitar passear com seu animal de estimação entre as 10 da manhã e as 4 da tarde, pois é o período de maior radiação solar na Terra e as temperaturas podem aumentar severamente. Por exemplo, se a temperatura ambiente estiver em 27 graus, o concreto das calçadas pode atingir até 50 graus, causando queimaduras de primeiro e segundo grau nas patas dos animais de estimação.
  • Não os deixe trancados no carro. Com uma temperatura ambiente de 27 graus, o interior de um carro pode atingir os 60 graus em apenas 15 minutos.
  • Não os deixe no terraço. Embora algumas famílias ainda mantenham seus animais de estimação nesta área da casa, é fundamental fornecer-lhes um telhado para se protegerem do sol e garantir que sempre tenham água fresca disponível.
  • Evitar vestir os animais de estimação. Nesta temporada, nem os cães nem os gatos precisam usar roupas.
  • Utilizar peitorais em vez de coleiras, pois se ele sofrer um golpe de calor, terá dificuldades para respirar com a coleira, especialmente se for um cão de focinho achatado.
  • Levar uma mochila com objetos essenciais ao passear com o animal de estimação: É importante levar uma cópia do certificado de vacinação, informações sobre alergias ou doenças, água, um prato dobrável para servir água, um borrifador e um lenço de 20 cm x 20 cm para umedecer e refrescar a pele. Caso o animal de estimação sofra um golpe de calor, esses elementos facilitarão o atendimento ao procurar o veterinário mais próximo.

ANÚNCIO

Recomendado:

Tags


Últimas Notícias