Estilo de Vida

3 maiores mentiras sobre emagrecimento, segundo especialistas

Veja os mitos mais comuns que podem estar sabotando sua jornada

mentiras sobre emagrecimento
mentiras sobre emagrecimento

Dentre as clássicas mentiras que todo mundo conta para si mesmo em algum momento da vida estão os mitos de técnicas para emagrecer. E ainda há o que se propaga sem necessariamente ser verdade. “Com tantas informações conflitantes, pode ser difícil separar a verdade das mentiras”, reconhece a Dra. Thais Mussi, Endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

ANÚNCIO

Para pôr fim nesta rede de falácias, a endocrinologista desmistifica as 3 piores:

1. Emagrecer é fácil, só precisa fechar a boca

“Essa é uma grande mentira sobre emagrecimento. Embora a redução de calorias seja importante, há muito mais envolvido. Emagrecer saudável requer: nutrição adequada, atividade física, emocional e comportamental, metabolismo e genética.”

2. Cortar carboidratos é a chave para emagrecer

“Uma das principais fontes de energia para o corpo. Cortá-los pode levar a problemas a longo prazo. “Escolher carboidratos de qualidade, controlar porções, equilibrar as macros e combinar com dieta rica e exercícios físicos é o caminho.”

3. Termogênicos emagrecem

“Eles aumentam a taxa metabólica, levando a uma maior queima de calorias. Cafeína, chá-verde, pimenta caiena, gengibre e outros podem impulsionar a perda de peso, mas não devem substituir hábitos saudáveis e a prática de exercícios.”

LEIA TAMBÉM: De BH para o mundo: Conheça algumas reinvenções criativas do drink Xeque Mate

Atitudes realistas para perder peso

Vanessa Furstenberger, nutricionista de São Paulo, arremata o manual pelo fim das mentiras sobre emagrecimento com 4 atitudes cruciais na perda de peso:

  • Mudança de comportamento: Uma das fases de transição mais importantes, pois se torna um gatilho para introduzir novos hábitos;
  • Ação consistente: Ter regularidade na dieta e nas ações mais saudáveis ajuda a manter a adesão para alcançar seu objetivo;
  • Manutenção dos novos hábitos: Mais importante que cumprir a meta é incorporar os novos hábitos à vida. Isso ajudará a manter o peso.
  • Superação emocional: Não comer só por estar triste, feliz ou com ansiedade, mas por consciência da mudança, por saúde e pelo bem-estar.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias