Estilo de Vida

Esse é o efeito colateral ‘estranho’ que homens que bebem muito refrigerante podem sofrer

Consumo exacerbado de refrigerantes está associado a diversos efeitos negativos para a saúde, mas pode causar aumento de testosterona, diz pesquisa

Copo de refrigerante

O consumo de bebidas gaseificadas, como os refrigerantes, está associado a diversos efeitos negativos para a saúde. A bebida pode trazer problemas como aumento de peso, diabetes, refluxo, síndrome do intestino irritável e ainda danificar os dentes.

Além desses problemas que afetam toda a população, uma pesquisa chinesa feita com ratos de laboratório mostrou que os refrigerantes causam um potencial efeito ‘estranho’ nos homens.

Os cientistas responsáveis pelo estudo utilizaram camundongos que passaram 15 dia ininterruptos bebendo quantidades de duas marcas de refrigerantes a base de cola. Enquanto isso, outro grupo de roedores passou o mesmo período bebendo apenas água.

Recomendados

Como resultado, foi notado que os camundongos que beberam os refrigerantes tiveram uma alteração na testosterona, o hormônio masculino, resultando em um aumento de tamanho nos testículos dos roedores.

LEIA TAMBÉM: Anticoncepcional masculino? Cientistas desenvolvem composto que paralisa espermatozoides

Uma alta concentração de Coca-Cola e Pepsi-Cola pode aumentar TLD e TDD, aumentar a secreção de testosterona e aumentar as concentrações séricas de EGF”, diz a conclusão do estudo.

Como isso afeta os humanos?

“Nossas descobertas forneceram a base científica para uma compreensão completa dos efeitos das bebidas carbonatadas e seu mecanismo nas funções de desenvolvimento e reprodução em humanos, mas também evidenciaram seus benefícios na prevenção da disfunção da próstata e do câncer”, escreveram os autores no PubMed.

Os receptores de andrógenos, que foi um dos alterados durante o experimento, estão diretamente relacionados. O estudo também detectou uma alta quantidade de RNA mensageiro, além de níveis de proteínas serem encontrados nos roedores analisados.

Contudo, mesmo com a análise, ainda faltam muitos estudos científicos sobre a ligação de refrigerantes e o aumento de testosterona.

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

LEIA MAIS:

Estudo revela os benefícios de trabalhar apenas 4 dias na semana

É possível ser mais feliz? Veja as formas naturais de aumentar os níveis de serotonina

Pneumonia é grave? Veja os sintomas e o tratamento mais eficaz

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos