Estilo de Vida

6 alimentos que podem causar prisão de ventre

Se você está com dificuldades para fazer o ‘número dois’, o problema pode ser a sua alimentação

Pessoa com prisão de ventre segurando papel higiênico
6 alimentos que podem causar prisão de ventre Imagem: Freepik

Se você está passando por dificuldade em ir no banheiro evacuar e acha que tem algo de erro, é porque tem. De acordo com a medicina, você não deve ficar mais de três dias sem fazer o ‘número dois’. Contudo, é comum (mas não saudável) ouvir relatos de pessoas que vão ao banheiro poucas vezes na semana.

ANÚNCIO

Isso não é algo tão preocupante e que pode causar riscos graves à saúde, porém, o desconforto pode ser grande, pois causa inchaço e muita dor quando você consegue finalmente utilizar o banheiro.

Existem algumas razões que fazem a sua digestão sofrer alterações e a alimentação pode ser uma delas. Segundo o site Meganotícias (texto em epanhol), uma dieta que é pobre em fibras é uma das principais causas de constipação e alguns alimentos específicos ainda podem agravar a situação. Veja quais são eles:

Recomendados

Banana

A fruta é rica em fibras, mas consumir bananas que ainda não estão maduras pode causar prisão de ventre pois, nessa fase, elas contêm mais amidos, substância difícil de ser digerida pelo corpo.

Carne vermelha

Já a carne vermelha possui baixo teor de fibra, por isso acaba ‘presa’ no intestino e isso gera uma digestão lenta.

LEIA TAMBÉM: A vitamina saudável com maçã ideal como dica de alimentação pós-treino

Arroz branco

Comum na alimentação dos brasileiros, esse grão tem essa cor graças a diversos procedimentos do qual ele passa. Nesse processo é que o arroz integral vira arroz branco, contudo, junto com o clareamento, ocorre a eliminação de grande parte da fibra.

Lacticínios

O consumo de produtos derivados do leite também são relatados por pacientes que sofrem com a constipação. Porém, ainda não existe nada que explique isso. De qualquer forma, estudos mostram que crianças que eliminam laticínios de suas dietas sentem um alívio e uma maior facilidade de ir ao banheiro.

Fast food

Que esses alimentos são deliciosos, ninguém tem dúvida, mas todo esse sabor não é capaz de suprir a falta de fibras. Outro ponto importante de se atentar é que esse tipo de comida possui uma grande quantidade de sal, o que faz com que tenha menos líquidos nas fezes, logo, a evacuação é dificultada.

Glúten

O glúten é uma proteína encontrada no trigo. Algumas pessoas não conseguem digerir essa substância, causando a doença celíaca, sendo a constipação um sintoma comum da condição.

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

LEIA MAIS:

Pessoas que comem muitas maçãs vivem mais

Momento histórico de Lady Di com pacientes de AIDS se torna viral no TikTok; Conheça o contexto

Saúde mental: terapeuta desenvolve técnica inédita de cura com músicas autorais

Tags

Últimas Notícias