Estilo de Vida

Hubble da NASA detecta que estrela morta descontrolada está destruindo sistema planetário

No mesmo estudo, encontraram informações de que o Sol pode destruir o planeta Terra no futuro por completo.

Os espasmos de morte de uma estrela perturbaram tão violentamente seu sistema planetário que a estrela morta deixada para trás, chamada anã branca, está sugando detritos de ambos os alcances interno e externo do sistema.

Como detalhado pela NASA, por meio de comunicado, esta é a primeira vez que os astrônomos observam uma estrela anã branca que está consumindo material rochoso-metálico e gelado, os ingredientes dos planetas.

Dados de arquivo do Telescópio Espacial Hubble da NASA e de outros observatórios da NASA foram essenciais para diagnosticar este caso de canibalismo cósmico.

Recomendados

“As descobertas são baseadas na análise de material capturado pela atmosfera da estrela anã branca próxima G238-44. Uma anã branca é o que resta de uma estrela como o nosso Sol depois que ela se desprende de suas camadas externas e para de queimar combustível por meio da fusão nuclear”, detalhou.

As descobertas também são intrigantes porque pequenos objetos gelados são creditados por colidir e “irrigar” planetas secos e rochosos em nosso sistema solar.

Acredita-se que há bilhões de anos, cometas e asteróides forneceram água à Terra, provocando as condições necessárias para a vida como a conhecemos. A composição dos corpos detectados chovendo na anã branca implica que reservatórios gelados podem ser comuns entre os sistemas planetários,-

Como detalhado pela NASA, as teorias da evolução do sistema planetário descrevem a transição entre uma estrela gigante vermelha e as fases de uma anã branca como um processo caótico. A estrela perde rapidamente suas camadas externas e as órbitas de seus planetas mudam drasticamente.

Objetos pequenos, como asteróides e planetas anões, podem se aventurar muito perto de planetas gigantes e serem enviados despencando em direção à estrela.

A massa total estimada eventualmente engolida pela anã branca neste estudo pode não ser mais do que a massa de um asteroide ou lua pequena. Embora a presença de pelo menos dois objetos que a anã branca está consumindo não seja medida diretamente, é provável que um seja rico em metais como um asteroide e outro seja um corpo gelado semelhante ao encontrado na orla do nosso sistema solar no cinturão de Kuiper.

Embora os astrônomos tenham catalogado mais de 5.000 exoplanetas, o único planeta onde temos algum conhecimento direto de sua composição interior é a Terra. O canibalismo das anãs brancas oferece uma oportunidade única de desmontar planetas e ver do que eles eram feitos quando se formaram ao redor da estrela.

Hubble da NASA detecta que estrela morta descontrolada está destruindo sistema planetário

A equipe mediu a presença de nitrogênio, oxigênio, magnésio, silício e ferro, entre outros elementos. A detecção de ferro em abundância muito alta é evidência de núcleos metálicos de planetas terrestres, como Terra, Vênus, Marte e Mercúrio. Abundâncias inesperadamente altas de nitrogênio os levaram a concluir a presença de corpos gelados.

Quando uma estrela como o nosso Sol se expande no final de sua vida, ela perde massa ao soprar suas camadas externas. Uma consequência disso pode ser a dispersão gravitacional de pequenos objetos como asteróides, cometas e luas por quaisquer grandes planetas remanescentes.

Os pesquisadores estão olhando para o cenário final para a evolução do Sol, daqui a 5 bilhões de anos. A Terra pode ser completamente vaporizada junto com os planetas internos.

Texto com informações da NASA

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos