Estilo de Vida

É normal um gato dormir muito?

Felinos amam um cochilo prolongado. Veja se isso é saudável para eles.

Gato dormindo

Os pais e mães de gatos já estão acostumados com essa rotina. Os bichanos são verdadeiros especialistas em cochilo, passando boa parte do dia dessa forma. Mas será que isso é normal ou é motivo de preocupação?

Os gatos realmente dormem muito, porém, de acordo com o portal Petz, se o seu animal de estimação começou a apresentar esse comportamento de uma hora para outra, principalmente em horários que ele costumava estar ativo, é bom prestar atenção, pois esse sintoma pode estar relacionado a distúrbios psicológicos ou condições físicas.

Por que os gato dormem tanto?

Isso acontece simplesmente por instinto. Na natureza, os animais predadores realizam muito esforço físico saltando e correndo, logo gastam mais tempo repondo as energias. Contudo, diferente dos humanos, o sono felino é bem leve, e pelo fato de serem caçadores, estão sempre em alerta, despertando em qualquer sinal de ‘perigo’.

Recomendados

LEIA TAMBÉM: As 5 raças de cães que se dão bem com outros animais

Quando o sono é excessivo?

Caso o seu gato apresente horários desregulados de sono, é bom ter atenção. De acordo com a doutora Juliana Damasceno, especialista em comportamento e bem-estar de felinos, os bichanos são animais com rotinas bem definidas. Dessa forma, mudanças comportamentais bruscas podem ser fruto de outros problemas.

Sinais de atenção

  • Urinar ou defecar fora da caixa de areia;
  • Miar excessivamente;
  • Passar muito tempo escondido;
  • Comer demais ou muito pouco;
  • Demonstrar comportamento agressivo;
  • Lamber-se o tempo todo.

Prevenção

A doutora salienta a importância de estímulos para os gatos, como brinquedos e atividades, evitando o estresse. Além disso, por serem territorialistas, o ideal é que eles tenham locais definidos para comer, fazer as necessidades, brincar, etc.

Um outro ponto de atenção é com os brinquedos. O ideal é espalhá-los pela casa, para que seu gato seja estimulado a brincar mais pelos ambientes. Caso você tenha mais de um gato, o correto é apresentar mais de uma opção de brinquedo para cada um deles, afim de que eles não tenham uma disputa de espaço.

LEIA MAIS:

Pet fazendo xixi nas plantas? Veja como lidar com essa situação

Muito fofos! Essas são as menores raças de gatos

As raças de cães mais babonas

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos