Estilo de Vida

Espaço pequeno? Veja 8 dicas criativas para criar um jardim em casa

Seu cantinho vai ficar muito mais agradável

Espaço pequeno? Veja 8 dicas criativas para criar um jardim
Espaço pequeno? Veja 8 dicas criativas para criar um jardim Foto: Pexels

Se você mora em um apartamento ou casa pequena e deseja ter o seu próprio jardim, saiba que é possível. Para isso, o técnico agrícola Vinicius de Souza Lima e o paisagista Alessandro Marcos Tavares dão oito dicas para você mesmo realizar isso em casa, deixando seu cafofo mais florido.

ANÚNCIO

1. Defina o ambiente

Essa dica é um pouco óbvia, mas o primeiro passo a se tomar é escolher um local apropriado para montar o seu jardim.

Recomendados

2. Escolha os tipos de plantas

Antes de sair comprando plantas ou pedindo mudas aos seus vizinhos, é importante entender que cada espécie tem características ideais para cada ambiente. Dessa forma, elas vão sobreviver por muito mais tempo. Para saber qual planta escolher, leve em consideração:

  • Para ambientes fechados e sem iluminação são preferíveis as plantas de sombra como zamioculca, pacová e antúrios, que dão flores;
  • Para ambientes fechados com iluminação artificial, escolha as plantas de sombra ou meia sombra como maranta e rafis;
  • Para ambientes abertos que recebem a luz do sol apenas na parte da manhã, o ideal são as plantas de meia sombra como samambaia, orquídea, bromélia e peperômia;
  • Os ambientes abertos que recebem a luz do sol o dia todo pedem as plantas de sol pleno como azaleia e camarão amarelo.

LEIA TAMBÉM:

5 plantas que estão em alta na decoração

Como fazer as flores durarem MAIS TEMPO? Veja essas 6 dicas

Veja as 5 melhores plantas para o seu banheiro

3. Verifique as medidas das plantas

É importante se atentar ao tamanho das plantas e até que ponto a espécie cresce. Dependendo da planta, a raiz pode não crescer de forma correta e o vaso pode não suportar.

4. Tipos de vasos

Veja qual o melhor tipo de vaso para o seu jardim e que combine com a decoração. Existem diversos modelos comp os cilíndricos, cônicos, polietileno, cimento e de barro. Além disso, existe o meia lua, que já vem com suporte para prender na parede, facilitando a decoração.

5. Jardim vertical

Essa é uma boa opção para que tem pouco espaço. Você também pode utilizar jardineiras e treliças de maneira para otimizar o espaço.

6. Hortas adaptadas

Não é só o jardim que é possível recriar em espaços pequenos. As hortas podem ser uma boa opção para colher seus próprios temperos. Mas é preciso que o ambiente tenha pouca luminosidade, pois hortaliças dependem de um período maior de exposição ao sol. Já as frutas não são recomendadas pois precisam de um espaço maior para desenvolvimento.

7. Plantas, pets e crianças

Se você possui animais ou crianças em casa, não tenha plantas com espinhos, como as roseiras, ou venenosas, como a comigo-ninguém-pode. Algumas plantas são prejudiciais aos animais, por isso se certifique que a planta é inofensiva.

8. Manutenção

Depois de pronto, utilize adubo químicos a cada 45 dias. Também é importante sempre observar a umidade, remover as folhas mortas e controlas as pragas e as lagartas.

LEIA MAIS:

Horta em casa: aprenda a plantar alho

5 decorações do Ano Novo Chinês que trazem muita sorte

5 dicas para facilitar a decoração do corredor

Tags

Últimas Notícias